O que quer dizer a palavra julgo?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O mesmo que: sentencio, adivinho, avalio, conjecturo, determino, imagino, pressinto, pressuponho, presumo.

Significado de Julgar
verbo transitivo direto e intransitivo Decidir uma questão na condição de juiz ou árbitro: julgar uma ação judicial; sua profissão era julgar.

Significado de Julgou
Julgou vem do verbo julgar. O mesmo que: sentenciou, adivinhou, avaliou, conjecturou, determinou, imaginou, pressentiu, pressupôs, presumiu.

O jugo na Bíblia
No sentido religioso, jugo é a opressão que uma pessoa carrega quando está dominada por seus próprios problemas, como enfermidades, vícios, dívidas etc.

Além de seu significado literal, o conceito de jugo também aparece em muitas escrituras como metáfora de escravidão ou servidão; ver Jeremias 28:2; Alma 44:2.) O que significa tomar sobre nós o jugo de Cristo? (Cumprir humildemente a vontade Dele e permitir que Ele oriente e dirija nossa vida.)

O jugo foi fundamental para os sistemas agrícolas arcaicos, permitindo o melhor aproveitamento da força física dos bovinos para realização de trabalho no campo (arar, puxar carroças/carros de boi etc.)

3 avaliar, apreciar, ajuizar, reputar, qualificar, classificar, analisar, conceituar, aquilatar, calcular.

Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. O Salvador não tolera o pecado, mas oferece-nos o Seu amor e perdoa-nos quando nos arrependemos. À mulher que foi apanhada em adultério, Ele disse: “Nem Eu também te condeno: vai-te, e não peques mais”.

Significado de Julgador
adjetivo Aquele que julga, que emite um juízo ou sentença; árbitro; juiz.

Opinar sobre uma roupa, um estilo, um argumento, uma foto ou até outra opinião são clássicos julgamentos que podemos observar em qualquer lugar, por exemplo. Sendo assim, julgar algo ou alguém é dar uma impressão, fazer um juízo de valor em cima de uma situação.

Quando julgamos alguém, ou falamos de alguém, estamos falando de nós mesmos, porque julgamos a partir do que temos dentro de nós. Julgar o outro é atribuir ao outro algo que é seu. Falamos a partir das nossas experiências, vivências e sob a nossa ótica da vida e das situações.

Significa que um juiz ou uma juíza aceitou o pedido feito pelo autor do processo. Ou seja, a pessoa que entrou com o processo ganhou a causa.

Ao julgar alguém, corremos o risco de sermos injustos e cometer erros de interpretação. Além disso, julgar os outros pode levar a sentimentos negativos como raiva, ressentimento e hostilidade, que podem afetar nossa saúde mental e nosso bem-estar geral.

Para não julgar os outros, podemos seguir estas 8 estratégias:

  1. Pensar antes de falar. ...
  2. Praticar o mindfulness. ...
  3. Ninguém é perfeito. ...
  4. Lembrar que não somos todos iguais. ...
  5. Olhar para si mesmo. ...
  6. Sentir-se bem consigo mesmo. ...
  7. Ter uma mente mais aberta. ...
  8. Estar ciente de que as aparências enganam.

Por tal motivo, ele foi levado a Pôncio Pilatos, governador romano, que detinha o poder de julgar, a quem afirmaram que Cristo se negava a recolher os tributos, dizia-se ser o rei dos judeus e incitava a rebelião por toda a Judeia, estas sim condutas do interesse do Império Romano.

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Conforme instruído pelo Senhor, Jeremias fez um jugo e colocou no pescoço. Um jugo é algo que se coloca no pescoço para carregar fardos. O jugo simboliza o cativeiro ou a escravidão. Jeremias ensinou ao povo que Judá e as nações vizinhas ficariam sob o “jugo” da Babilônia.

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” é o convite que Jesus estende às pessoas cansadas e oprimidas que, num ato de fé, tomam sobre si o Seu jugo; isto é, tornam-se seus discípulos (Mateus 11:29). Aqueles que atendem a esse maravilhoso convite encontram descanso para suas almas.

Então ao dizer: “Meu jugo é suave”, Jesus está dizendo que aquilo que ele convida o pecador a usar é, de fato, agradável e fácil de levar. Nesse jugo suave, porém, Cristo não coloca um fardo pesado; ao contrário, seu fardo é leve. O compromisso que Ele requer de nós não é opressor, mas é um compromisso de gratidão.

"Jugo" é uma palavra pouco usada por nós atualmente, mas se refere a uma peça de madeira utilizada para atrelar bois à carroça, logo, se refere a carga, assim como também "fardo", uma palavra um pouco mais comum em nossos dias e que se refere, basicamente, a um pacote, geralmente grande, como é o caso de "um fardo de ...