O que quer dizer a palavra Jeová?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

substantivo masculino No Antigo Testamento, designação de Deus, ser absoluto e sobrenatural que, segundo o cristianismo, está acima de todas as coisas; Iavé ou Javé.

Atualmente, Javé é adotado por algumas religiões como "nome de Deus", principalmente pelos católicos. Jeová, por sua vez, é mais usado pelos seguidores da doutrina evangélica ou pela Testemunha de Jeová.

A organização religiosa Testemunhas de Jeová prega que o Espírito Santo não é uma pessoa, mas uma força: a "força ativa de jeová".

"As Testemunhas de Jeová acreditam que o mundo de Satanás vai acabar e que só elas sobreviverão ao Armagedão, passando com vida para o Paraíso", explica M.M., ex-ancião, um dos mais altos cargos na hierarquia da organização, que pede anonimato com receio de represálias para a família, que continua na religião.

Yeshua

O nome que se refere a Jesus, o Salvador, aparece escrito na Bíblia ora como Yeshua, ora como Yehoshua.

Quando Jesus nos ensinou a orar, ele disse: Pai Nosso que estais no céu Santificado seja o seu nome... Que nome? É “Deus?”...

"No caso dos Evangelhos, não se contesta [a autoria], pelo menos nos estudos recentes. Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

Basílica e Catedral de Roma, a primeira de todas as igrejas do mundo, ela é o primeiro sinal exterior e sensível da vitória da fé cristã sobre o paganismo ocidental.

Sobre o consumo de álcool, há uma vertente que veta a ingestão e outra que condene apenas os excessos. No Espiritismo, são as pessoas com dom de mediunidade (capaz de falar com espíritos) que não devem consumir carne vermelha nem álcool.

Vestir-se “com modéstia” significa evitar roupas extravagantes, provocantes e reveladoras. Ter “bom critério” nos ajuda a escolher roupas bonitas que não são desleixadas ou exageradas.

De fato, a oração é parte da nossa adoração. apóstolo João escreveu: “Esta é a confiança que temos nele, que, não importa o que peçamos segundo a sua vontade, ele nos ouve.” (1 João 5:14) Jeová, o Ser Supremo, o único Deus verdadeiro e todopoderoso, dá realmente atenção especial às orações sinceras dos seus adoradores.

Praticantes da religião Testemunhas de Jeová não comemoram aniversário, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outras datas festivas. Para eles, qualquer celebração só pode ser para Deus.

OS PROTESTANTES (Testemunhas de Jeová): Como entendem que festas de aniversário são um costume pagão, as Testemunhas de Jeová não fazem nenhuma comemoração no dia 25 de dezembro. Apesar de prestarem devoção a Cristo, eles preferem negligenciar a data.

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.

Emanuel é Jesus Cristo – O Deus conosco! No livro bíblico de Lucas encontramos a narração do Cristo sendo anunciado para os pastores do campo, para os velhos Simeão e Ana. Lucas narra o jovem que ressuscita – o único filho da viúva de Naim.