O que quer dizer a palavra grifo meu?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

– O grifo nosso é utilizado para fazer algum destaque na citação de outro autor. Ou seja, neste caso, você é quem estará dando ênfase ao trecho em questão. Essa explicação é fundamental para que o leitor possa perceber que o destaque foi uma escolha de quem elaborou o texto, e não do autor original da citação.

Então, grifar é marcar palavras, números, símbolos etc. a fim de chamar a atenção para um trecho da escrita. O grifo seria, então, o meio de evidenciar a parte do texto da qual queremos dar destaque, feito por negrito, itálico ou sublinhado ou por outros meios, como uso de aspas no meio da frase.

Significado de g.n.: Grifo nosso.

Dentro dos trabalhos acadêmicos, o grifo nosso somente pode ser usado nas citações diretas. Dessa forma, o leitor saberá que aquele trecho em destaque foi colocado ali por quem escreveu, e não está na obra original. O grifo pode ser feito numa frase em negrito, itálico ou sublinhado.

Se o destaque já fizer parte da obra consultada, deve-se usar a expressão “grifo do autor” entre parênteses, após a chamada da citação. Caso o destaque seja do autor, usa-se a expressão “grifo nosso” para indicar a alteração.

Grifo nosso: sinaliza que você é responsável pela ênfase que aparece na citação; Grifo do autor: sinaliza que o autor fez o destaque no texto original para destacar alguma ideia relevante. Tradução nossa: você traduziu um texto e incluiu como citação no seu trabalho.

Se for a primeiríssima leitura e o aluno esteja perdido, o ideal é: não marcar nada nessa leitura inicial e deixar para grifar através da resolução de questões, verificando o que é importante; ou ainda, grifar através dos resumos dos professores, utilizando-os como base para saber que é realmente importante.

O grifo alimenta-se das partes moles de cadáveres, nomeadamente das vísceras e dos músculos, por exemplo, e aproveita os cadáveres inteiros de mamíferos de média e grande dimensão. Devido ao seu longo pescoço, consegue alcançar com facilidade o interior das carcaças dos animais para se alimentar.

Devem ser indicadas pela expressão “sem grifo no original”, “grifo nosso” ou “grifamos” após o destaque ou no final entre parênteses ou colchetes.

Quando citar informações verbais, obtidas em aulas, palestras, debates, comunicações etc, deve-se indicar o fato por meio da expressão informação verbal, entre parênteses, e mencionar os dados disponíveis em nota de rodapé.

Como referenciar as citações indiretas
Ao fazer citação de uma obra com apenas um autor você deve citar o último sobrenome, seguido do ano da publicação, tudo isso entre parênteses, logo depois do término da ideia.

A orientação atual é colocar, depois do nome, a sigla entre parênteses ou usar apenas um travessão, isto é, não precisa fechá-lo como se faz com o parêntese.

Regra geral, as palavras abreviam-se com um ponto. A seguir a esse ponto, deve haver um espaço, tal como aconteceria se a palavra não tivesse sido abreviada (ex.: Paulo Mendes = P. M.). Esta seria a forma inatacável de abreviar.

As medidas Gastronorm (GN) servem como padrão para unificar as dimensões de bandejas, recipientes e outros utensílios de cozinha, bem como insertos, queimadores, áreas de fornos e prateleiras de lava-louças, entre outros.

Personalidade afetuosa: O Grifo da Bélgica é conhecido por ser um cão afetuoso e leal. Ele forma fortes laços com seus donos e tende a ser um excelente companheiro.