O que quer dizer a palavra em Isaías 49?

Perguntado por: nneves2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

No geral, Isaías 49 é um capítulo que enfatiza a esperança e a restauração que Deus oferece ao Seu povo por meio da obra do Messias. Isso mostra que Deus não se esqueceu de Seu povo e que Ele está sempre trabalhando para trazer sua salvação e restauração.

O homem não consegue sair das garras do inimigo, porque além de ser mais forte do que ele, o adversário ainda é valente e tirano. Ele é tirano porque é arbitrário e não tem misericórdia e é valente somente em relação ao homem, que é mais fraco do que ele e não tem recursos próprios para enfrentá-lo.

O contexto histórico desses textos é posterior de ao menos dois séculos: Jerusalém foi tomada, o povo se acha prisioneiro na Babilônia e Ciro (590 - 529 a.C) aparece como instrumento de libertação.

Isaías viu o Senhor, e o Senhor chamou Isaías para ensinar o povo de Judá. Isaías advertiu Acaz, rei de Judá, a não se aliar à Síria e a Israel contra a Assíria.

O principal objetivo do profeta Isaías é exortar a nação de Judá e as demais nações, com a Palavra de Deus a fim de que se arrependam e sejam livres da ira do Senhor. Além disso, ele profetizou com riqueza de detalhes o cativeiro babilônico, que viria a correr séculos mais tarde.

Palavras-chave do livro de Isaías:
Sensibilidade à voz do Espírito, convicção, dedicação e verdade.

O Messias é representado como tendo pedido a graça de Deus em favor dos pecadores; este versículo contém a resposta favorável de Deus Pai.

Isaías serviu como profeta de 740 a 701 a.C. Foram 40 anos! Na época de seu chamado, pode ser que Isaías não fosse o idoso de cabelos brancos que geralmente imaginamos. Podemos ler a respeito de seu chamado em 2 Néfi 16. Ele tinha uma família.

23 E os reis serão os teus aios, e as suas princesas, as tuas amas; diante de ti, se inclinarão com o rosto em terra e lamberão o pó dos teus pés, e saberás que eu sou o SENHOR e que os que confiam em mim não serão confundidos.

A visão é uma experiência poderosa e inspiradora para Isaías, que é dominado pela majestade e santidade de Deus. Em resposta, ele confessa sua própria pecaminosidade e indignidade, reconhecendo que está na presença do Todo-Poderoso.

Quando você passar pelo fogo.
– Isso é expressivo de calamidade e perigo em geral, como passar pelo fogo. No entanto, teve um cumprimento literal no caso dos três judeus piedosos lançados por Nabucodonosor na fornalha ardente Daniel 3:25, Daniel 3:27.

O decreto de Ciro cumpriu as profecias feitas por Isaías e Jeremias. (Ver Isaías 44:28–45:1.)

Isaías se achou impuro após ter uma visão da glória de Deus no templo, cercado pelos serafins que louvavam o Senhor. Sua reação demonstra a consciência da santidade e da pureza divina, em contraste com sua própria limitação humana.

A palavra hebraica que na Bíblia é traduzida por ilha, quer antes dizer terra habitável, significando geralmente terras distantes. Deste modo em Gn 10.5, 'as ilhas das nações', há referência tanto ao litoral como às ilhas do mar Mediterrâneo – mas nos caps.

Desenvolver a espiritualidade e se conectar com o divino requer, essencialmente, oração. Ela nos ajuda refletir sobre a Palavra de Deus, a permanecer como fiéis e a evoluir no desenvolvimento de nossas vidas. As orações podem ser praticamente em dois momentos: de forma individual e coletiva.