O que quer dizer a palavra Ecogenicidade?

Perguntado por: lalmada . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

1. [ Radiologia ] Qualidade ou condição do que é ecogénico . 2. [ Radiologia ] Modo como um material ou tecido orgânico reflecte os ultra-sons e origina ecos para ser visualizado por meio de técnicas de ecografia ou ultra-sonografia .

Líquido: atenuação baixa – o som se propaga livremente e rápido, sem praticamente sofrer reflexão. posterior. Imagem hiperecogênica > gera sombra acústica posterior.

A ecogenicidade do parênquima foi classificada em três graus: grau 1 – normal, ecogenicidade similar à glândula submandibular e hiperecóico em relação à musculatura pré-tireoidiana; grau 2 – parênquima hipoecóico em relação à glândula submandibular e hiperecóico em relação à musculatura pré-tireoidiana; grau 3 – iso ou ...

Um termo da área da saúde utilizado em ultrassonografia. Diz o quanto um tecido, órgão ou líquido deixa passar ou reflete as ondas do ultrassom. A ecogenicidade deste órgão está alta.

CATEGORIA 5 - FOCOS ECOGÊNICOS
Regiões focais de aumento significativo da ecogenicidade no interior do nódulo. Podem variar em forma e tamanho, podendo ser encontrados isoladamente ou associados a artefatos de atenuação posterior.

Diz-se de uma estrutura que faz ecos. É um termo geralmente usado na ultrassonografia. O médico encontrou um ecogênico enquanto fazia o ultrassom.

No puerpério normal o endométrio deve se apresentar com até 20 mm de espessura e pode apresentar pequenos focos ecogênicos, que representam coágulos e membranas retidos após a dequitação placentária (1).

A ecogenicidade é definida pela comparação das imagens com o tecido fibroadiposo circunjacente, podendo ser anecóica, hipoecóica, isoecóica, hiperecóica e mista (por exemplo: anecóica e hipoecóica, ou hipoecóica e hiperecóica). A ecotextura é definida como homogênea ou heterogênea.

Os pólipos e outros pequenos tumores apresentam-se como imagens ecogênicas, projetando-se a partir da parede da vesícula biliar ou dos ductos biliares. Os cálculos são identificados como estruturas hiperecogênicas, usualmente móveis e produtores de sombra acústica posterior(13).

O grau de ecogenicidade do pâncreas é determinado principalmente pelo depósito de gordura, que o envolve, e do septo, que o atravessa. Dessa forma, como variáveis independentes, a idade e a obesidade, principalmente do tipo abdominal, aumentam seu poder ecogênico(16,22).

Alteração de ecogenecidade significa que quanto mais gordura o fígado conter, mais brilhante, esbranquiçado ficará o fígado.

Nódulo hipoecoico é uma massa de densidade baixa, que reflete pouco as ondas emitidas EM uma ultrassonografia. Assim, esse nódulo aparece mais escuro do que o tecido em redor. Também chamado de hipoecogênico, o achado pode conter muito líquido ou gordura em seu interior.

Essa lesão hipoecogênica é uma relação entre o que se tem no nódulo e o tecido que tem volta do fígado normal. Então é mais ecogênico e transmite o som de maneira diferente na ultrassonografia do que o resto do fígado demonstrando que tem uma circulação.

Grau 1 ou Esteatose hepática simples: o excesso de gordura é considerada inofensivo. Geralmente não existe qualquer sintoma e só se descobre o problema através de um exame de sangue de rotina; Grau 2 ou Esteatose hepática não alcoólica: além do excesso de gordura, o fígado fica inflamado.

Os sintomas de gordura no fígado incluem:

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Aumento do tamanho do fígado;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite.