O que quer dizer a palavra Dédalo?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 8 votos

substantivo masculino Labirinto, encruzilhada, caminhos confusos. [Figurado] Confusão, complicação.

Acolhido com amizade pelo rei Minos de Creta, Dédalo refugiou-se com o filho Ícaro em Creta. Foi incumbido de construir um labirinto para guardar o terrível Minotauro, filho da Rainha Pasifae, mulher de Minos, e de um touro.

Em suma, foi um Leonardo da Vinci da sua época. No entanto, apesar de todas as suas virtudes, Dédalo tinha uma tendência vingativa. Dizem que ele assassinou seu talentoso sobrinho aprendiz Perdix (também chamado de Talos ou Calos) em um acesso de ciúme.

Além disso, o conhecimento é eletricidade, é uma lição moral benéfica ensinada por este equívoco grego, Ícaro e Dédalo. Todo mundo precisa de entendimento para sobreviver e isso revela a energia elétrica. Por exemplo, Dédalo construiu asas para escapar se ele e Ícaro estivessem presos no labirinto da ilha.

Foi Dédalo quem projetou o labirinto onde vivia o temível Minotauro, e foi também ele quem ensinou a Princesa Ariadne como ajudar Teseu a entrar e sair do labirinto sem se perder em seus corredores.

A solução para a fuga: construção de dois pares de asas
O genioso construtor teve então uma ideia: produzir duas asas, uma para ele e outra pra seu filho, para que pudessem escapar voando sobre o labirinto. Para isso, Dédalo usou madeira e penas de pássaros, coladas na estrutura com cera de abelha.

É importante lembrar que não é ruim você querer prosperar, porém, não se deve pisar nos outros para conquistar seus objetivos. No fim, devemos sempre refletir antes de agir. Como adultos, lembrar-nos de querer melhorar, mas também de pôr os pés no chão, e não passar por cima de ninguém.

Já pelo retrovisor observei que o velho menino continuava com o olhar voltado para o firmamento. Mas não cometera o pecado de Ícaro que, segundo a mitologia grega, e ignorando as recomendações de seu pai, voara rente ao sol, precipitando-se sobre o mar.

Minos

Concluído o labirinto, Minos aprisionou Dédalo e seu único filho Ícaro no topo da mais alta torre na ilha.

Na versão apresentada na peça, o personagem central é Dédalo, arquiteto que projetou o labirinto. Dédalo era arquiteto e escultor em Atenas, junto com seu habilidoso sobrinho Talo. Enciumado, ele matou Talo e foi condenado ao exílio. O arquiteto se refugiou na ilha de Creta e foi trabalhar para o rei Minos.

Uma vez em fuga, após uma boa parte do trajeto ter sido percorrida, Dédalo perdeu seu filho de vista, pois Ícaro, encantado com a possibilidade de voar, esqueceu-se das orientações do pai e alçou as alturas acima das nuvens, tendo a cera derretida pela proximidade do Sol. Em consequência, caiu no oceano e faleceu.

Quando ele terminou de construir o Labirinto, Zeus o trancou em seu maior trabalho, até que Kratoschegou . No final, ele morreu em seu maior trabalho, dizendo que não havia final melhor para alguém como ele. Além disso, Dédalo foi o pai de Ícaro , por quem professou amor infinito.

Epimeteu pediu para Pandora não abrir caixa, mas, tomada pela curiosidade, não resistiu. Ao abrir a caixa na frente de seu marido, Pandora liberou todos os males que até hoje afligem a humanidade, como os desentendimentos, as guerras e as doenças. Ela ainda tentou fechar a caixa, mas só conseguiu prender a esperança.

Dédalo construiu o Labirinto de Creta.

Resposta: Dédalo imediatamente pôs mãos à obra. Com grande arte e habilidade, ligava as penas com cera, para fixar cada uma no lugar certo.

Uma representação da apatia da sociedade diante daquele que erra por vaidade. Já que Ícaro caiu dos céus após acreditar conseguir deixar Creta voando. O melhor que essa pintura de 1558, de Pieter Bruegel, o Velho, ainda pode representar um grande costume em nossa sociedade atual.

Dédalo

Ícaro era filho de Dédalo e de uma escrava de Perséfone (deusa das ervas, flores, frutos e perfume). Expulso de Atenas por matar o seu sobrinho Perdix, Dédalo refugiou-se na ilha de Creta, juntamente ao rei Minos.

A expressão da música – “voa, voar” – nos remete ao voo de um pássaro que é livre para seguir em diversas direções. Portanto, seja como Ícaro ou como um pássaro; liberdade significa guiar nossos próprios caminhos, fazendo nossas próprias escolhas, na busca daquilo que é melhor para nós.

Portanto, a invenção de Dédalo pensando em proporcionar ao homem uma sensação de liberdade, costurar as penas de pássaros, alternando entre curtas e compridas, e grudou todas estas com uma cera e curvou de leve com o intuito de imitar as asas dos pássaros.

Diz a lenda grega, que Ícaro foi um dos primeiros homens a voar, usando um par de asas de plumas coladas com cera. Porém, desobedecendo o pai, ele chegou muito perto do sol, fazendo com que a cera derretesse e ele, ao cair, morresse afogado… Clique no play ou faça o download para ouvir todo o programa.

Segundo a mitologia, o palácio de Cnossos, situado na ilha grega de Creta, escondia um labirinto que foi construído pelo rei Minos. Nesse labirinto vivia um monstro denominado Minotauro, que possuía corpo de homem e cabeça de touro.