O que quer dizer a palavra crítica para a filosofia?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

A palavra “crítica” vem do Grego “kritikos”, que significa “a capacidade de fazer julgamentos”. No sentido filosófico, o senso crítico prende-se com o desenvolvimento de uma consciência reflexiva baseada no “eu” (autocrítica) e no mundo.

Reflexão crítica é muito usada também na filosofia. A própria filosofia é uma reflexão sistemática e crítica que objetiva captar a "coisa em si", a estrutura oculta e o modo de ser existente. Para que a reflexão seja filosófica, é preciso que haja criticidade.

Em linhas gerais, podemos defini-lo como uma avaliação voluntária que uma pessoa tem diante de um fato, de uma experiência ou de um comentário. Essa avaliação aplica argumentos à situação para chegar até uma conclusão.

Por meio de todo esse conhecimento que aqui acabamos de adquirir, importante é que você saiba que a finalidade da crítica é fazer com que o leitor aprecie ou deixe de apreciar um determinado objeto cultural – posicionamento esse que ele somente adotará após se inteirar dos comentários feitos pelo próprio resenhista.

A função da crítica não é somente descobrir o talento individual de certos poetas, romancistas e dramaturgos; é também detectar as relações entre essas fabulações literárias e a realidade social e política que expressam ao transformá-la, o que há nelas de revelação e descoberta, e, portanto, de queixa e protesto.

Deve-se salientar que, para Kant, o sentido de crítica não é sobre tratar negativamente um tema, mas de examinar os seus limites e as condições nas quais ele é possível.

Reflexão crítica: a filosofia promove o pensamento crítico, que é essencial para o desenvolvimento humano e para o progresso da sociedade. Através da reflexão filosófica, é possível questionar e avaliar de forma rigorosa e imparcial as ideias e os valores que orientam a nossa vida.

Ao praticar a reflexão crítica, podemos ampliar nossa compreensão do mundo ao nosso redor, avaliar nossas próprias crenças e valores, e desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise. A reflexão também nos ajuda a tomar decisões mais informadas e bem fundamentadas, seja na vida pessoal ou profissional.

A teoria crítica é uma abordagem teórica que, contrapondo-se à teoria tradicional, de matriz cartesiana, busca unir teoria e prática, ou seja, incorporar ao pensamento tradicional dos filósofos uma tensão com o presente.

O que é a Visão Crítica
Visão Crítica pode ter vários significados, no entanto, estamos falando do significado que inclui olhar para certas situações, considerando fatores que são relevantes para a construção das ideias.

Pessoas críticas demais tendem a menosprezar nosso esforço e dedicação, vendo tudo que fazemos ou propomos como algo ruim. Todos nós conhecemos alguém que é difícil de agradar, faz comentários rudes e normalmente não tem nada de bom a dizer.

Quando as pessoas pensam na palavra crítica, logo surge algo negativo em mente. Só que, na verdade, existem 2 tipos de críticas: Críticas destrutivas, que realmente são sempre negativas e soam mais como uma reclamação; Críticas construtivas, que surgem como um apoio ao trabalho de qualquer pessoa.

O pensamento crítico é uma habilidade fundamental na formação de cidadãos mais conscientes, oferecendo suporte para a tomada de decisões equilibradas e assertivas. Por tais características, ele se torna cada dia mais desejável, especialmente na esfera profissional.

Quais são as características do pensamento crítico? A característica mais marcante de um pensador crítico é o hábito de priorizar perguntas, mesmo se elas não possuírem resposta até um certo momento, já que as coisas sempre estão mudando e evoluindo, então sempre há algo a aprender.

7 principais idéias para desenvolver um pensamento crítico

  1. Distribua a sua atenção com sabedoria. ...
  2. Repasse informações significativas e acionáveis. ...
  3. Explique-se. ...
  4. Teste genuinamente as suas ideias. ...
  5. Dê espaço para a iteração. ...
  6. Priorize por importância e urgência. ...
  7. Desafie o status quo.

13. Como o mesmo autor exemplifica a característica crítica da filosofia? Resposta: O autor exemplifica com as teorias dos três primeiros filósofos da Jônia: Tales foi mestre de Anaximandro e de Anaxímenes. Os discípulos , contudo, divergiam das ideias do mestre e mesmo entre si.

Assim, no Criticismo, ao observar um objeto qualquer, é possível emitir um juízo a respeito de outro objeto a partir da experiência com o primeiro. Se você vê alguém caindo ao escorregar, pode julgar que todas as pessoas caem quando escorregam.

Os pesquisadores afirmam que é preciso assumir a posição de um pensador crítico, ou seja, identificar e não utilizar as discriminações que nascem do conhecimento; reconhecer e evidenciar as particularidades dos argumentos; estimar o valor das origens dos dados; e enfim examinar as argumentações.

Trata-se de um tema complexo, possuindo várias definições diferentes, que geralmente incluem a análise ou ponderação racional, cética, imparcial de evidências factuais.

Verdadeiros pensadores críticos são disciplinados quanto à função de resolver situações. Eles honram o rigor do trabalho, as rotinas e os hábitos que levam ao resultado esperado, além de exercitar a inteligência emocional por meio da autoconsciência e do autocontrole.

Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto.