O que quer dizer a palavra congênita?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O termo congênito significa “o que nasceu com uma pessoa, o que é inato”. Uma doença congênita pode ser identificada antes mesmo do nascimento. Algumas das doenças congênitas são genéticas, como os diversos tipos de erros inatos do metabolismo e os erros inatos de imunidade.

Caráter congênito: característica presente em determinado indivíduo desde o seu nascimento. Fenocópia: característica adquirida em razão de fatores ambientais. Transgênico: indivíduo que possui genes de espécies não relacionadas, que não ocorreria sem o auxílio da engenharia genética.

Que nasce com o indivíduo; que se manifesta de modo natural; inato. Que se ajusta adequadamente com; apropriado.

Os distúrbios congênitos mais comuns e graves são defeitos cardíacos congênitos, defeitos do tubo neural e anormalidades cromossômicas, como a síndrome de Down.

Existem diversas doenças congênitas, dentre elas estão: Fibrose cística. Doença falciforme. Talassemia.

A Deficiência Hereditária é resultante de doenças transmitidas por genes, e pode se manifestar desde o nascimento ou surgir posteriormente. A Deficiência Congênita é aquela que existe no indivíduo ao nascer e, mais comumente, antes de nascer, isto é, durante a fase intrauterina.

Dentre as anomalias congênitas mais comuns, encontram-se: as cardiopatias congênitas, que são alterações na estrutura ou função do coração; os defeitos de membros, como membros ausentes, supranumerários ou com desenvolvimento alterado; os defeitos de tubo neural, que se relacionam a uma falha no fechamento adequado do ...

Uma doença congênita é aquela que está presente na ocasião do nascimento, podendo ser decorrente de uma alteração nos genes e repassada de pais para filhos ou também causada por fatores externos ambientais, como infecções, consumo de drogas, medicações ou alguma interferência no útero, por exemplo.

As principais causas das malformações são os transtornos congênitos e perinatais, em sua maioria decorrentes de doenças transmissíveis, uso de drogas lícitas e ilícitas, de medicações teratogênicas, falta de assistência ou atenção adequada às mulheres na fase reprodutiva, entre outros fatores.

O que é Congênito:
Congênito é a particularidade de algo que está presente desde o seu nascimento. Nos seres humanos, por exemplo, uma característica congênita é aquela que acompanha o indivíduo ao longo de toda a sua vida, surgindo no seu nascimento ou mesmo antes, durante a gestação no ventre de sua progenitora.

congênita: quando existe no indivíduo ao nascer e, mais comumente, antes de nascer; isto é, durante a fase intra-uterina; – adquirida: quando ocorre depois do nascimento, em virtude de infecções, traumatismos, intoxicações.

Grafia no Brasil:congênito.
Grafia em Portugal:congénito.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Aquele que insiste exageradamente; aquele que teima com frequência; tungador. 2 Aquele que não desiste ou não cede; cabeça-dura, turrão.

As doenças monogênicas são as doenças que afetam um único gene. Alguns exemplos delas são: Fibrose Cística, Anemia Falcimore e Doença de Huntington.

Muitas anomalias congênitas podem ser prevenidas ou tratadas. A suplementação com ácido fólico na pré-gravidez, o consumo de iodo durante a gestação, a vacinação contra a rubéola (que pode ser transmitida aos filhos durante a gestação) e assistência pré-natal adequada são algumas formas de prevenção.

Transmissão das infecções congênitas
A maioria das infecções é transmitida via transplacentária, mas em algumas pode ocorrer via vertical, no parto, como o HIV, hepatite B e C, herpes simples, Coxsackie e malária.

A maioria das mortes por AC ocorrem durante o primeiro ano de vida, impactando na taxa de mortalidade infantil.

Existem três tipos de doenças genéticas:

  • Monogenéticas ou mendelianas: Quando apenas um gene é modificado.
  • Multifatorial ou poligênicas: Quando mais de um gene é atingido e ocorre ainda interferência dos fatores ambientais.
  • Cromossômicas: Quando os cromossomos sofrem modificações em sua estrutura e número.

Os filhos herdam dos pais as informações genéticas contidas nos genes e a partir disso desenvolvem suas características; Os genes são transmitidos através dos gametas (espermatozoides e óvulos), de uma geração a outra.

Se um portador de diabetes tipo 1 tiver um irmão gêmeo idêntico, há de 30 a 40% de chances de o irmão também desenvolver a doença. Já com o diabetes tipo 2, há de 60 a 75% do irmão desenvolver a doença.