O que quer dizer a palavra concupiscência da carne?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Concupiscência é o termo utilizado para designar a cobiça ou apreço por bens materiais, assim como os prazeres sexuais. Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim concupiscens, que significa “o que tem um forte desejo”, que deriva da palavra concupera, que quer dizer “ter forte desejo”.

1. Desejo imoderado de satisfazer a sensualidade; forte apetite sensual. 2. Desejo intenso de bens materiais ou terrenos.

16 Digo, porém: aAndai no Espírito, e não cumprireis a bconcupiscência da carne. 17 Porque a carne acobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

Muitas são as obras da carne, como prostituição, impureza, idolatria, feitiçaria, ciúmes, discórdias, inimizades. Todas essas obras são letais, porque destroem famílias, amizades, relacionamentos e a intimidade com o Senhor.

Lascívia significa sensualidade, libidinagem, luxúria. É uma característica de quem tem despudor, quem tem modos libertinos, libidinosos, quem tem propensão para a sensualidade.

Desejo desenfreado por algo sem razão ou ilusão.

Cobiçar não é apenas admirar algo à distância, e sim possuir uma pretensão irreprimível, exagerada e individualista de apoderar-se do bem de outrem. Podemos afirmar que a cobiça dos olhos é uma tentação mental, tentação, aliás, que vem através do comando da mente.

27 sinônimos de luxúria para 3 sentidos da palavra luxúria: Devassidão sexual: 1 lascívia, devassidão, libertinagem, libidinagem, sensualidade, concupiscência, voluptuosidade, volúpia, obscenidade, lubricidade, desregramento, cio, incontinência, verriondez.

Soberba é orgulho, arrogância, sentimento de superioridade.
O soberbo tem uma visão distorcida de si mesmo, achando que é melhor que os outros. A Bíblia diz que a soberba leva à ruína. Soberba é se achar superior a outras pessoas (Jeremias 48:29-30).

Desejo imoderado e inconfessável de possuir algo que, geralmente, pertence a outrem. Origem etimológica:latim tardio cupiditia, -ae, do latim cupiditas, -atis, cobiça.

A expressão “palavra torpe” aplicada na Bíblia, transmite o sentido de uma palavra suja ou apodrecida. Isso quer dizer que usar palavras torpes significa usar um linguajar indecoroso e pecaminoso. Por isso há várias recomendações bíblicas quanto ao modo de falar do povo de Deus.

16 Porque tudo o que há no mundo, a aconcupiscência da carne, a concupiscência dos olhos, e a bsoberba da vida, não é do Pai, mas é do mundo. 17 E o mundo apassa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a bvontade de Deus cpermanece para sempre.

De acordo com Gálatas 5:19-21, as obras da carne são imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções, inveja, embriaguez, orgias e outras coisas parecidas. Esses são os frutos de uma vida dominada pelo pecado.

1845. Os sete dons do Espírito Santo, concedidos aos cristãos, são: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

* 1 Coríntios 10:13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

No Antigo Testamento, a carne tem sempre um significado oposto ao do espírito: ela é frágil e transitória enquanto que ele é eterno e forte. Talvez por estas razões, a carne é humana e associada ao pecado, enquanto que o espírito é divino e passível de salvação.