O que quer dizer a palavra Cafarnaum?

Perguntado por: ocrespo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Lugar de tumulto ou de desordem.

A região era primitivamente habitada pelos índios pataxós. Integrante da sesmaria da casa da ponte, o desbravamento do território iniciou-se no século XVII, por aventureiro à procura de ouro e pedras preciosas. Desta penetração, formaram-se vários arraiais, dentre eles o de Cafarnaum.

Em Cafarnaum também está uma sinagoga do século IV, mas a base desta sinagoga também seria do século I, ou seja a base é do tempo de Jesus. A poucos metros dali, está o local onde seria a casa de Pedro e também onde Jesus teria morado por um tempo. Atualmente, em cima do local há uma igreja do século XX.

Cafarnaum, localizada na margem norte do Mar da Galileia, foi o centro do ministério de Jesus na Galileia (Mt. 9:1–2; Mc. 2:1–5). Foi um importante e próspero centro de pesca e comércio, onde moravam tanto gentios quanto judeus.

Entre os milagres realizados por Jesus em Cafarnaum, podemos citar a cura do paralítico e do criado do Centurião, a cura da sogra de Pedro (na casa de Simão e André), a libertação de um homem obsediado (numa sinagoga de Cafarnaum) e de outras pessoas perturbadas por espíritos.

Quando conheceu Jesus, Simão era casado (os Evangelhos falam da cura da sogra de Pedro) e morava em Cafarnaum, importante cidade às margens do lago de Genesaré. Era filho de Jonas e tinha um irmão, André. Este foi quem o apresentou a Jesus. Os dois se tornaram discípulos de Jesus e mais tarde apóstolos.

Ao curar aquele paralítico, Cristo mostrou a todos que estava debaixo da autoridade e do poder de Deus. Também mostrou como todos eram filhos de Deus e dignos de inclusão social. Enquanto a sociedade e a religião excluía essas pessoas, Jesus abraçava e as tratava com dignidade.

As pessoas riram, porque tinham certeza de que ela estava morta. O Salvador mandou que todos saíssem da casa, exceto Seus discípulos, Jairo e sua mulher. Depois, todos foram até o quarto onde estava a menina. Jesus pegou-a pela mão e disse-lhe que se levantasse.

A morte de Jesus na cruz, relembrada na Semana Santa, é um dos acontecimentos mais importantes da história. No entanto, não sabemos quase nada sobre ele. Quase nenhum pesquisador nega que o fundador do cristianismo tenha sido um personagem histórico, crucificado por Roma em Jerusalém.

Porque se em Sodoma tivessem sido realizados os milagres que em ti se realizaram, ela teria permanecido até hoje..." Cafarnaum estava sendo devorada pela luxúria, logo onde Jesus esteve e fez milagres.

O pecado é, de fato, a grande paralisia da humanidade. Os homens se compadeceram desse homem paralítico, viu que a sua vida não andava para frente, que a sua vida não se movia, estava, de fato, imobilizada, travada, mas quiseram vê-lo ir à frente, por isso levaram-no até Jesus.

Neste lugar, conduziram um paralítico, trazido por quatro amigos. E este, não podendo se aproximar dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e fizeram um buraco nele, baixando o leito em que jazia o paralítico.

Nazaré

RIO - Arqueólogos descobriram em Nazaré, cidade de Israel descrita como local onde Jesus passou a infância, uma casa que pode ter sido o lugar onde ele foi criado por Maria e José.

Foi ali, de acordo com a Bíblia, que Jesus operou o milagre da multiplicação de pães e peixes, em um local que, hoje, abriga uma igreja.

Uns homens que levavam um paralítico numa maca, tentavam introduzi-lo e colocá-lo diante de Jesus. Não encontrando modo de fazê-lo, por causa da multidão, subiram ao terraço e, entre as telhas, desceram-no com a maca, no centro, diante de Jesus. Vendo a fé deles, disse-lhe: 'Homem, teus pecados estão perdoados'.