O que quer dizer a palavra Bocage?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Expressão latina que significa "lugar horrível".

[Calão] Prática sexual que consiste na ejaculação de dois ou mais homens para a cara ou o corpo de uma pessoa.

Setúbal, Portugal

Setúbal é uma cidade portuguesa capital do Distrito de Setúbal estando englobada na Área Metropolitana de Lisboa. Tem aproximadamente uma área de 51,49 km² e 90.396 habitantes em 2021, e portanto uma densidade populacional de 1.755 habitantes por km², sendo a 9ª maior cidade do país.

Queixumes do

O poeta é bastante lembrado por seus poemas satíricos e de cunho anedótico. Sua obra mais famosa é Queixumes do pastor Elmano contra a falsidade da pastora Urselina.

Bocage (1765-1805) foi um importante poeta português do século XVIII, considerado o maior representante do Arcadismo e o precursor do Romantismo. Poeta satírico, erótico e pornográfico, é vítima até hoje de sua própria fama e dos preconceitos que despertou.

Aneurisma

A obra de Bocage tem duas fases.
A primeira é composta de temas satíricos, permeada de erotismo e humor profano. A segunda corresponde a um período lírico, quando adotou o procedimento literário do arcadismo, sendo equiparado aos principais nomes da poesia portuguesa.

As características que nos permitem identificar o soneto de Bocage como satírico são: um registro incomum da linguagem, a construção do epitáfio, a crítica à sociedade e a visão da morte.

Bocejei vem do verbo bocejar. O mesmo que: oscitei.

substantivo feminino Ato ou efeito de abrir; abrimento: Pare com essa abrição de boca, aí!

A obra de Bocage reflete a instabilidade do período conturbado e de transição do século 18, em que foi produzida. Por um lado, ela exibe as influências da cultura clássica. Por outro, mostra uma tendência pré-romântica, que liberta das amarras da razão.

A poesia lírica de Bocage apresenta duas vertentes principais: uma, luminosa, etérea, em que o poeta se entrega inebriado à evocação da beleza das suas amadas (Marília, Jónia, Armia, Anarda, Anália), expressando lapidarmente a sua vivência amorosa torrencial: "Eu louco, eu cego, eu mísero, eu perdido / De ti só trago ...

A obra de Bocage contém poesia lírica e satírica. Sua obra lírica aborda desde os temas convencionais do Arcadismo até os temas do movimento pré-romântico, sobretudo a última fase de sua poesia, que é marcada pelo arrependimento e pela autopiedade.

A obra de Gregório de Matos reúne mais de 700 textos de poemas líricos, satíricos, eróticos e religiosos. Inseridas no movimento do barroco, reúnem pitorescos jogos de palavras, variedade de rimas, além de uma linguagem popular e termos da língua tupi e outras línguas africanas.