O que quer dizer a palavra Anarriê?

Perguntado por: dfrutuoso3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Anarriê vem da palavra francesa en arrière, que significa de volta. Na dança junina, é pra indicar aos casais irem para trás, de volta aos seus lugares de origem. Balancê é expressão junina que significa algo como “balançar o esqueleto”. Então "alavantu", "balancê" e "anarrié".

O abrasileiramento de termos franceses deram origem, por exemplo, ao saruê (Soirée - reunião social noturna, ordem para todos se juntarem no centro do salão), anarriê (en arrière - para trás) e anavã (en avant - para frente).

No início da dança, se diz “alavantú”, que significa “para frente” em francês. A esse comando, os casais andam para a frente, se aproximam e se cumprimentam.

ANARRIÊ: as damas e os cavalheiros se separam formando duas colunas. 3. OS CAVALHEIROS CUMPRIMENTAM AS DAMAS: eles se aproximam das damas cumprimentando-as. Flexionam o tronco, mantendo a cabeça erguida e voltam a seus lugares caminhando de costas.

Anarriê (an arrière - para trás), muito usada nas quadrilhas, festas juninas.

ANAVAN (en avant) – Avante, caminhar balançando os braços. RETURNÊ (returner) – Voltar aos seus lugares.

Musica Quadrilha Junina Narrada. BALANCÊ (balancer) – neste comando os casais balançam o corpo seguindo o ritmo da música. Usado como um grito de incentivo, o balancê se repete ao final de cada passo, ao se dar um comando somente para os cavalheiros, as damas permanecem no balancê e vice-versa.

A nossa quadrilha tem origem nos bailes franceses, no século XVIII, que por sua vez veio de uma dança inglesa. Essa tradição camponesa foi trazida para o Brasil pelos portugueses. Por aqui a festividade se espalhou bastante e hoje é comemorada em todos os estados, cada um à sua maneira!

Hoje existem quadrilhas tradicionais, que se caracterizam por roupas e por movimentos simples e as quadrilhas estilizadas, com passos coreografados e figurino cheio de brilho e glamour.

A quadrilha é uma tradicional dança que ocorre, predominantemente, nos festejos juninos com a participação de muitos dançarinos quadrilheiros e um narrador.

Anarriê vem da palavra francesa en arrière, que significa de volta. Na dança junina, é pra indicar aos casais irem para trás, de volta aos seus lugares de origem. Balancê é expressão junina que significa algo como “balançar o esqueleto”.

Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.

Significado: Do hebraico Dinah, quer dizer justa ou julgada.

O caminho da festa é o primeiro passo da quadrilha. Se forma uma fila com todos os casais que participarão da dança, com os noivos na frente (ou melhor, o casal vestido de branco). A posição correta para os pares é a dama sempre à direita.

A noiva, com um vestido branco enfeitado com fitas, rendas, flores e retalhos coloridos enquanto o noivo deve estar com um terno cheio de retalhos colados, com flores grandes e coloridas na lapela e com um grande chapéu. Essa é a festa na roça, esse é o casamento caipira festa junina.

Os personagens são: os noivos, os pais do noivo, os pais da noiva, os padrinhos e as madrinhas, o padre, às vezes, o sacristão, o delegado, às vezes, com alguns soldados, o juiz com o escrivão; os demais integrantes do grupo são convidados.