O que quer dizer a frase conhece-te a ti mesmo?

Perguntado por: ndias . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Esta frase indica que o primeiro passo para o verdadeiro conhecimento é nos conhecermos a nós próprios. Se queremos conhecer o mundo à nossa volta, devemos em primeiro lugar conhecer quem nós somos. O conhecimento e conhecer a nós próprios é um processo, uma busca que não tem fim e a cada dia podemos aprender mais.

Origem da frase "Conhece-te a ti mesmo"
Em latim a frase foi traduzida para nosce te ipsum e em inglês know thyself. Existem algumas variantes dependendo da tradução realizada, como por exemplo "conhece a si mesmo".

O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não.

Ao dizer “Conhece-te a ti mesmo”, Sócrates propõe uma viagem introspectiva rumo à consciência e sua capacidade interpretativa. Para o pensador grego, conhecer-se seria o ponto de partida para uma vida mais equilibrada, autêntica e feliz.

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo
Algumas teorias atribuem a frase ao sábio grego Tales de Mileto, outras a Sócrates, filósofo grego que esteve presente no Templo de Apolo em Delfos e que à pergunta “Conhece-te a ti mesmo?” teria respondido: “Só sei que nada sei!”.

A frase ''conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses'', por exemplo, bem que se ajusta a esta categoria. Inscrita à entrada do santuário de Delfos, na Grécia antiga, e difundida por Sócrates, circula até hoje pelo Ocidente.

6- Por que se diz que conhecemos uma pessoa pelas escolhas que ela faz? Alternativa correta: b) Porque nossas escolhas mostram aquilo que é importante para nós.

“Tudo o que Deus diz sobre o homem é verdadeiramente o que o homem é. Por isso, o conhecimento de Deus é tão fundamental para o autoconhecimento.” Quando buscamos a Deus e entendemos o que Ele diz sobre Ele e sobre nós, nossa identidade se torna muito mais sólida.

8 dicas para se conhecer melhor

  1. Identifique suas emoções. ...
  2. Comece a observar e refletir sobre você ...
  3. Faça um diário de emoções. ...
  4. Se questione antes de agir. ...
  5. Peça feedback para as pessoas. ...
  6. Não julgue a si mesmo. ...
  7. Procure ajuda.

Neste sentido, o conhecimento de si supõe também uma prática de cuidado de si, enquanto uma forma de autodomínio de si. Em sua filosofia, conhecer a si mesmo corresponde a fazer um autoexame interno sobre a própria alma. Assim, não se tratava de cuidar do corpo, mas da própria alma.

Esse comportamento pode ser tão grave ao ponto de provocar obesidade, depressão, cardiopatias, transtornos de ansiedade, pensamentos suicidas, diabetes e, em casos mais graves a automutilação, que é quando a pessoa cria flagelos físicos em si mesma para se punir e liquidar com o sucesso e a felicidade em todos os ...

B) Qual é a relação entre o que define o homem e a máxima délfica “Conhece-te a ti mesmo”? RESOLUÇÃO: A) Para Sócrates o homem é a sua alma (psychè) e, por sua vez, a alma é o que dá ao homem a sua personalidade intelectual e moral.

Esta busca no nosso interior pode se tornar um pouco difícil, mas quando conseguimos encontrar nossa real personalidade, nos sentimos mais felizes e satisfeitos. Isto traz resultados positivos para o nosso dia a dia, para a forma com que lidamos com nossos problemas e até mesmo para as pessoas que vivem ao nosso redor.

É conhecido por sua célebre frase “O homem é a medida de todas as coisas”. Essa frase representa seu pensamento sobre a subjetividade e particularidade de cada indivíduo. Ou seja, para ele, tudo é relativo e não existe uma verdade absoluta.

Sócrates acreditava que a melhor forma de transmitir conhecimento era através da troca direta de ideias através de perguntas e respostas entre duas pessoas. Por isso, não deixou nenhuma obra escrita. Todo o conhecimento a respeito da obra desse grande filósofo é resultado do trabalho de Platão, seu discípulo.

Sócrates argumenta que os sentidos das pessoas são diferentes e, portanto, subjetivos. Além disso, a percepção das pessoas pode se alterar com a idade e o tempo, tornando esse conhecimento pouco confiável.

Filósofos como Platão, Spinoza e Freud fazem parte de uma tradição que vê o autoconhecimento como uma conquista ou realização que traz saúde e liberdade. Esse projeto ético tem suas raízes no dito do oráculo de Delfos que tanto influenciou Sócrates: Conhece a ti mesmo.