O que quer dizer a expressão sair pela tangente?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

expressão Esquivar-se de algo muito difícil ou complicado, normalmente através de desculpas ou argumentos inverídicos; não responder ou evitar responder diretamente uma questão: quando questionado sobre o aumento da inflação, o presidente saiu pela tangente.

Que tange ou toca: 1 tangência, tocante.

1 – A única razão trigonométrica que não envolve a hipotenusa é a tangente. Portanto, para encontrar a medida de um dos catetos de um triângulo retângulo, conhecendo apenas a medida de um dos ângulos agudos e do outro cateto, é preciso usar tangente.

Seno, cosseno e tangente são divisões realizadas entre as medidas de lados de um triângulo retângulo. Elas podem ser usadas para relacionar essas medidas de lados a medidas de ângulos, formando um estudo conhecido como Trigonometria.

O Seno é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa de um triângulo retângulo, ou seja, trata-se de uma razão trigonométrica. Vale lembrar que razão ou relação trigonométrica é o estudo dos ângulos de um triângulo retângulo.

Tangente é a função trigonométrica obtida quando dividimos o seno e o cosseno de um ângulo. A tangente de um ângulo é igual à divisão entre o cateto oposto e o adjacente. Representação do comprimento da tangente de um ângulo no ciclo trigonométrico.

A cotangente é a inversa da tangente. Ela é a razão entre o cateto adjacente e o cateto oposto em um triângulo retângulo.

A tangente de 180º é igual a 0.

Além disso, repare que quando for 90° o prolongamento do raio não atingirá o eixo das tangentes, logo não existe a tangente de 90°.

Seno (sen): razão entre os lados que formam um dos ângulos agudos (menor que 90°). Cosseno (cos): razão entre o valor do cateto adjacente e a medida da hipotenusa. Tangente (tg): razão entre o seno e o cosseno de um dado ângulo ou entre os catetos. Cotangente (cot): dado pela razão entre os catetos.

Em um triângulo retângulo, a hipotenusa é o maior lado, o cateto "oposto" é aquele em frente a um determinado ângulo, e um cateto "adjacente" é aquele ao lado de um determinado ângulo.

Ângulos notáveis
Os ângulos chamados notáveis são aqueles onde o valor da tangente é calculado de maneira fácil. São eles: 30º, 45º e 60º.

Tangente de um ângulo
Para obter a tangente de um arco devemos traçar um terceiro eixo que tangencia o ponto A. Ao unirmos a extremidade do arco AX (ponto X) ao centro O e prolongando o raio da circunferência, ele interceptará o eixo das tangentes.

Da fórmula da tangente, como o seno é zero, conclui-se que a tangente de 360º é zero. Portanto, temos que o seno e o cosseno de 90º é 1 e 0, respectivamente. O seno e cosseno de 180º é 0 e -1, respectivamente.

Reta tangente: Uma reta tangente a uma circunferência é uma reta que intercepta a circunferência em um único ponto P. Este ponto é conhecido como ponto de tangência ou ponto de contato.

As retas onde a função tangente não existe, ou seja, são chamadas de assíntotas.

Diferentemente das duas funções trigonométricas anteriores, a função tangente não possui valor de máximo nem valor de mínimo.

sen60° = sen2·30° = 1/2·1/2 = 1/4. Entretanto, observe que o seno de 60° não é igual a 1/4.

A tangente do ângulo 45° é 1.

Para expressar o arco tangente em graus, multiplique o resultado por 180/PI( ) ou use a função GRAUS.

Como medir os ângulos?

  1. Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo.
  2. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
  3. O outro lado do ângulo apontará para a sua medida.