O que quer dizer a expressão meu caro?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Normalmente, as expressões “meu caro” ou “minha cara” são usadas no início de cartas ou e-mails, indicando o nível de respeito e estima que o remetente sente pelo destinatário. No sentido figurado, caro ainda pode servir para adjetivar aquilo que exige grande esforço e sacrifício.

ca·ro

MasculinoFeminino
Singularcarocara
Pluralcaroscaras

Prezado ( adjetivo) = Querido ou estimado; merecedor de estima: prezado convidado. Caro ( adjetivo) = Que tem um alto preço,valoroso, Querido, Estimado.

A gíria "cara" é um nome usado para indicar ou chamar uma pessoa de maneira informal; pessoa, colega, amigo.

Significado de Cara
[Figurado] Expressão de ousadia; atrevimento: como você teve a cara de aparecer aqui?[Gíria] Qualquer pessoa, não determinada: conheci um cara ontem. [Gíria] Termo usado para chamar alguém: cara, por favor, uma informação!

caríssimo (adjetivo) -

Provérbio português, “O que é barato, sai caro, e o que é bom, custa dinheiro.”

expressão Pagar Caro. Ser alvo das consequências de alguma coisa: pagou caro pela traição.

As expressões corretas são “a gasolina é (ou está) cara”, “a banana é (ou está) barata”. Mas caro e barato também podem funcionar como advérbios, e, nesse caso, ficam invariáveis, isto é, não se flexionam: mantêm sempre a forma do masculino singular.

Na frase trazida ao consultório por Accioly, a palavra caro não é um adjetivo que concorde com o substantivo escolas, mas um advérbio que modifica o verbo custar – e portanto é invariável. Se a frase fosse, por exemplo, “boas escolas são caras”, teríamos um adjetivo, com todas as flexões correspondentes.

“Cara” é um substantivo que é sinônimo de “rosto”. A palavra “rosto” é mais comumente usada para nos referir à parte do corpo, e a palavra “cara” é comumente usada para nos referir à expressão facial. Por exemplo: Eu lavo o rosto todas as manhãs.

adjetivo Excessivamente caro; muito querido ou estimado: caríssimo professor.Com preço muito acima do normal; que não é barato: jamais compraria este apartamento caríssimo! Etimologia (origem da palavra caríssimo).

A forma correta de escrita da palavra é prezado, com z.

1. Que custa mais dinheiro que aquele que se pode ou se quer gastar. 2. Que custa mais dinheiro que habitualmente.

[Informal] Ser falso, hipócrita ou desonesto. Origem etimológica:latim cara, -ae, face, rosto, do grego kára, cabeça.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

É tipo uma pessoa fouxa.

Diz-se da pessoa insensível.

1 estimado, apreciado, prezado, benquisto, admirado, caro, preferido, predileto, favorito, dileto, eleito, valido, estremecido.

Ditados populares são frases ou expressões consideradas sábias, porque são passadas de geração para geração e transmitem experiências e conhecimentos que podem ajudar pessoas mais novas a entenderem determinados comportamentos e acontecimentos.