O que quer dizer a expressão mais ou menos?

Perguntado por: esampaio2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Aproximadamente. Nem bem nem mal, podendo exprimir dúvida ou hesitação.

O significado do termo “mais” é trazer a ideia de maior quantidade, aumento, excesso. Pode ser considerado aqui uma conjunção, um substantivo, um advérbio de intensidade, uma preposição e até mesmo um pronome indefinido, dependendo da sua utilização.

Significado de Sem mais nem menos
locução adverbial Sem motivo, sem razão: um juiz não tem autoridade para impedir a comunicação de milhões de pessoas assim sem mais nem menos.De repente, de súbito: as conquistas e garantias que tivemos ao longo dos últimos anos podem ser, sem mais nem menos, suprimidas do nosso País.

More or less. – Mais ou menos.

De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Exemplo: Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso.

c) A expressão "mais que ótima" poderia ser substituída por "excelente" ou "extraordinária".

1 sobre, acima de, mais do que, preferencialmente a, preferentemente a. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Acima: 2 para além, acima, superior, para além de, superior a, além de.

A menos que significa a não ser que, salvo se. Confere à frase sentido negativo: Não passará na prova a menos que haja um milagre.

quando muito
Na melhor das hipóteses; no máximo; se tanto.

Com efeito, algumas abordagens da língua consideram a construção «não mais», usada com valor temporal, um galicismo, defendendo ser preferível a opção por «já não». Todavia, atualmente, as expressões, quando têm um valor temporal, são quase sinónimas e estão ambas corretas.

Alguém já te chamou de “ném”? Se não sabe nem o que a gíria significa, explicamos: É uma redução da palavra “neném”, surgiu nos morros cariocas e começou como algo carinhoso, uma forma de chamar alguém com mais intimidade. Hoje a expressão ganhou as ruas e agora invadiu as praias do Rio.

Ela é usada como um substituto de hey, ou seja, é uma interjeição não muito educada para chamar a atenção de outra pessoa quando você está bravo. Imagine que você esbarre em uma pessoa na rua e ela quer chamar sua atenção porque isso a irritou. É possível que ela diga "Oi!

Nosso português normalmente é mais apreciado pelos estrangeiros que o português de Portugal. Eles falam que nosso português é mais cantado e tem menos o som do "s" do português de Portugal. Tanto é que muitos preferem aprender o brasileiro que o português.

No WhatsApp, Facebook e outros meios de mensagem instantânea é “hahahahaha” o “hehehehe” – formas comumente adotadas em nossa língua. Você também pode adotar o acrônimo LOL, que significa laughing out loud (rindo muito alto). Também cabe ROFL (rolling on the floor laughing) – que significa rolando no chão de tanto rir.

Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar.

Bom demais ou bom de mais: a forma correta é bom demais. Nada demais ou nada de mais: o correto é nada demais. Amor demais ou amor de mais: a maneira correta de escrever é amor demais.

A expressão nada de mais é utilizada para indicar que nada está ocorrendo fora do que é considerado normal, ou seja, que nada está sendo feito acima da medida ou intensidade habitual. É sinônima de: nada de importante, nada de interessante, nada de relevante, nada de diferente.

O Adjetivo
Os Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, indicando uma qualidade, defeito, estado, condição, etc. Eles podem aparecer antes ou depois do substantivo. “Aquele prédio é antigo” – nesta frase o adjetivo é antigo, pois caracteriza o substantivo prédio.