O que quer dizer a expressão Gota Serena?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Gota serena (ou gota-serena) é uma expressão popular da região Nordeste do Brasil, cujo significado pode ser para indicar surpresa ou admiração, se referindo a algo muito bom, ou ainda, quando um determinado acontecimento é incrível, grandioso e memorável.

Palavra que expressa espanto, admiração. Pode ser usada como um palavrão também. Tá com a gota miau?

no sentido bíblico atual é compreendido por designar o anjo caído, espírito mau, aquele que vem tentar ou induzir o homem ao erro; 2.

1. Filho da gota serena. Refere-se a uma pessoa de má reputação.

Você conhece esse termo? A gota no pé é um tipo de artrite que atinge as articulações, causada principalmente pelo excesso de ácido úrico no organismo.

A doença por depósito de cristais de monourato de sódio di-hidratado, mais conhecida como gota, é uma enfermidade inflamatória articular muito comum. Manifesta-se com episódios súbitos de dor, sensibilidade, rubor, calor e tumefação das articulações.

O nome gota origina-se do latim 'gutta' e refere-se à crença medieval de que a doença seria causada por gotas de veneno sendo lentamente derramadas nas articulações.

Carbúnculo – também conhecido como Anthrax – é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria. Em sua forma mais comum, o carbúnculo afeta a pele do paciente, causando a carbunculose.

1. Cachorro da mulesta. Expressão definida para xingar um indíviduo de mal comportamento¹. Individuos sapecas, danados².

Expressão utilizada no nordeste, que serve para expressar supresa, espanto, raiva. É considerado um palavrão. Utiliza-se para subsituir o nome de algo que não se lembra.

A expressão "febre do rato" significa estar fora do controle, perder as estribeiras. Consolidou-se no uso popular nordestino como expressão de algo extravagante e tornou-se uma típica exaltação, seja para algo muito bom ou ruim.

Serena: Significa "serena", "tranquila", "clara". Esse nome feminino surge a partir do latim serenus, que significa "serena", "tranquila", "clara".

3 borrão, partícula, pinga, pingo.

Quando o paciente tem níveis elevados de ácido úrico no sangue por muito tempo, ocorre progressiva deposição de cristais de ácido úrico nas articulações. Esses cristais provocam inflamação da articulação, que fica inchada, avermelhada, quente e muito dolorosa. Esse quadro é chamado de artrite gotosa ou gota.

Derivado de gota, que é um tipo de artrite relacionado ao excesso de acido úrico, que causa inflamação nas articulações. Filho da gota então pode ser interpretado por "Filho de alguma coisa ruim"; xingamento comumente usado em cidades do interior do nordeste brasileiro.

Bixiga Taboca: expressão para demonstrar intensidade em uma ação, ou ainda para indicar fúria, raiva, ira.

Aí dento. Um clássico cearense que quer dizer, literalmente, "aí dentro". É uma outra maneira de dizer nosso já consagrado “teu **!” -- mas sem entrar em detalhes. Ex.: Ao escutar um grito de um eleitor de Bolsonaro, Ciro Gomes nem titubeou antes de mandar um “aí dento”.

Gota é uma doença na qual há o acúmulo de depósitos de cristais de ácido úrico nas articulações devido a concentrações elevadas de ácido úrico no sangue (hiperuricemia). O acúmulo de cristais causa crises (exacerbações) inflamatórias dolorosas nas articulações e ao seu redor.

Os sintomas mais comuns de gota são:

  1. Dor intensa nas articulações;
  2. Inchaço nas articulações;
  3. Vermelhidão na pele;
  4. Rigidez e calor articular.

A gota é uma doença inflamatória provocada pelo acúmulo de ácido úrico no sangue. Dor, rigidez e vermelhidão nas articulações são os incômodos mais evidentes durante as crises. Mas a ciência mostra que o quadro pode ter outras repercussões no organismo, incluindo um risco elevado de doença renal crônica.

Estão entre as causas da doença: Ausência congênita de um mecanismo enzimático responsável pela excreção do ácido úrico pelos rins. Sem a eliminação adequada, há um aumento da concentração desse ácido no sangue; Produção excessiva de ácido úrico pelo organismo devido a um “defeito” enzimático (causa menos comum).