O que quer dizer a expressão gigante pela própria natureza?

Perguntado por: iguterres5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

A frase onde se canta: “Gigante pela própria natureza” representa claramente toda a grandeza do país Brasil, e toda a grandeza de suas terras, que tornam o país o quinto maior do mundo atualmente.

Explicação: Nessa estrofe, Joaquim Osório Duque Estrada idolatra o país, lembrando que a constelação Cruzeiro do Sul pode ser vista daqui, uma vez que ela só é visível no hemisfério Sul. E o teu futuro espelha (refletirá) essa grandeza. Explicação: Os versos ressaltam a variedade de riquezas naturais do Brasil.

A primeira estrofe descreve a beira tranquila do Rio Ipiranga, em São Paulo, por onde Dom Pedro I percorria seu trajeto quando proclamou a Independência do Brasil.

Em geral, a natureza em seu sentido mais amplo é o mundo natural, o mundo físico. Se refere à vida e aos elementos e fenômenos presentes no meio ambiente. Em geral, não inclui as obras e consequências das atividades humanas.

1. Que pertence exclusivamente a alguém (ex.: casa própria; tem carro próprio?). 5. [ Gramática ] Primitivo e natural, não figurado nem translato (ex.: sentido próprio).

8.510.000 km²

Plácidas: tranquilas, calmas, serenas. Brado Retumbante: grito forte que se espalha com barulho. Fúlgidos: brilhante, cintilante. Penhor: garantia segurança de que haverá liberdade.

' Explicação: Esse trecho faz referência à Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Nessa data, Dom Pedro I teria gritado 'Independência ou morte' nas margens do rio Ipiranga, em São Paulo.

Teus risonhos lindos campos têm mais flores do que a terra mais garrida (vistosa). Ou seja, nossa natureza é mais colorida e bela que a de outras terras. Nossos bosques têm mais vida (mais beleza e vitalidade). Nossa vida, em teu seio (dentro de ti, Brasil), mais amores.

O trecho “Os grilhões que nos forjava” apresenta o repúdio aos “grilhões” da colonização portuguesa que apenas extraia as riquezas brasileira e escravizava o povo. “Parabéns, ó brasileiro” é um verso que parabeniza a nação, o povo brasileiro, pela tão almejada liberdade.

Ela tem uma origem onomatopaica, ou seja, lembra um ruído forte, como o de um trovão. E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante… Este fúlgido quer dizer “brilhante, resplandecente”, do Latim fulgidus, de fulgere, “brilhar, emitir luz forte”.

Poucas pessoas sabem, mas o trecho instrumental que inicia o hino era originalmente cantado. Sem explicações, os versos “desapareceram”. A letra completa do hino era ensinada nas escolas e tocada no dia a dia, mas em algum momento no início do século XX, sem explicações aparente, sumiu a primeira estrofe.

Para o bem viver do ser humano, precisamos de conservar a natureza, porque os ecossistemas naturais dão suporte às populações humanas. Nos proporcionam serviços ambientais fundamentais como: água potável, ar limpo, solo produtivo e biodiversidade.

A natureza fornece ao ser humano desde elementos básicos para a vida (água, alimento, energia, ar puro) até oportunidades para recreação, inspiração e benefícios psicológicos e espirituais.

1 ambiente, meio, meio ambiente, ecossistema, biossistema, recinto, biogeocenose, holocenose.

2 característica, específica, peculiar, intrínseca, típica, inerente, natural, essencial, especial, singular, ímpar, única, sui generis. Que é adequada: 3 adequada, apropriada, conveniente, oportuna, propícia, pertinente, boa, apta, congruente, compatível, consentânea, certa, correta, talhada, capaz.

É aquela em que a própria parte litigante vem em pessoa defender em juízo os seus próprios direitos, nos casos previstos por lei.

A forma correta de escrita da palavra é próprio.