O que quer dizer a expressão dormir no ponto?

Perguntado por: dfurtado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Você conhece a expressão “dormir no ponto“? Se alguém te disser “não durma no ponto” essa pessoa quer dizer para você não ficar para trás, não vacilar, não bobear, não perder uma oportunidade, etc.

O que é a expressão popular? As expressões populares, também chamadas expressões idiomáticas ou idiomatismos, são construções de sentido figurado formadas por mais de uma palavra. São usadas em contextos informais e têm o objetivo de dar mais expressividade àquilo que se quer dizer.

1. Acto ou efeito de exprimir ou de se exprimir. 2. Maneira de exprimir ou de se exprimir através da escrita ou da fala (ex.: avaliação da expressão oral; liberdade de expressão; deu livre expressão ao seu pensamento).

Quem dorme no ponto corre o risco de perder a melhor viagem da sua vida!

O ideal é dormir de barriga para cima. É a posição mais fácil para dormir, já que você tem pontos de sutura no joelho e a perna pode estar inchada. Se você dormir de bruço, é possível que o curativo saia ou entre em atrito com o lençol.

Com o mesmo sentido de “pessoa que aparece em tudo quanto é festa”, Antenor Nascentes registra uma locução antiga que vai caindo em desuso, “arroz-doce de função”.

Ponto, do latim punctum, é um sinal circular, geralmente de dimensões pequenas, que é perceptível numa superfície por contraste de cor ou de relevo. Exemplos: “Que ponto vermelho é aquele na parede?”, “Quando fui buscar a fotografia, dei conta que estava cheia de pequenos pontos azuis”.

Dormiu comigo? (Expressão utilizada quando alguém é mal-educado e não cumprimenta alguém).

Esse ditado popular é uma metáfora que significa que no meio de tanta ignorância (os cegos) quem tem um olho (melhor possibilidade) é considerado alguém superior.

Ou seja, hoje a expressão é usada para afirmar que algo está sendo feito apenas para manter as aparências.

Pentear macaco é um expressão popular da língua portuguesa, usada no Brasil, normalmente incluída na frase "Vai pentear macaco!" e que significa "vai cuidar da tua vida", "não amola", "cai fora", "pára de encher o saco", "vai ver se eu estou na esquina".

Mão na roda é uma expressão informal utilizada para designar uma ajuda de grande valor. Um sinônimo muito comum para “mão na roda” é “quebrar o galho”, que possui o mesmo significado de quando a ajuda de alguém é de extrema importância para o sucesso de algo.

Geralmente, a expressão é utilizada quando alguém fica estendendo um assunto com detalhes ou questões sem a menor importância. O “enchedor de linguiça” também pode ser reconhecido naqueles típicos sujeitos que arranjam qualquer assunto desinteressante para impressionar alguém ou matar o tempo.

As aparências enganam
Esta é uma das expressões populares mais conhecidas da nossa lista e significa que uma pessoa pode aparentar ser algo, mas, na verdade, ser totalmente o contrário. Ou seja, não devemos julgar ninguém só pelo o que aparenta ser.