O que quer dizer a expressão calada da noite?

Perguntado por: uxavier . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Expressão antiga, “na calada da noite” tem sentido rigorosamente literal, o que torna ocioso buscar sua “origem”. O substantivo “calada”, registrado desde o século XII, guarda entre suas acepções a de “ausência de ruído; quietude, silêncio completo”.

O seu foco de interesse navega nas profundezas da realidade, são criativos, gostam de relacionar ideias, conceitos, são sonhadores e costumam falar com eles mesmos o tempo todo. As pessoas caladas costumam se caracterizar por uma boa autoconfiança.

Como vencer a timidez?

  1. Aceitar-se do jeito que você é Quando a pessoa se aceita como tímida, o sentimento deixa de ser um tabu. ...
  2. Forçar-se. ...
  3. Transformar a timidez em um sentimento a seu favor. ...
  4. Sair da zona de conforto. ...
  5. Aprender uma segunda língua. ...
  6. Divertir-se consigo mesmo. ...
  7. Respeitar-se.

Como lidar com pessoas quietas.

  1. Não pare uma conversa em grupo para chamar a atenção para o fato de que fulano está quieto. ...
  2. Se essa pessoa falar, não faça alvoroço. ...
  3. Incentive ela a participar da conversa.

É nesse preciso momento que dizemos coisas das quais podemos nos arrepender. Não é bom falar quando estamos de cabeça quente. Você pode discutir com seu chefe, com seus pais, com sua família… mas se perceber que a discussão está se transformando em uma briga, é melhor ficar calado.

Expresse suas opiniões com argumentos razoáveis, sem elevar a voz, mas sem ficar em silêncio. Não seja indelicado ou grosseiro. Fale de modo educado sempre que alguém conversar com você, e responda de modo inteligente. Nunca é bom dar respostas monossilábicas, pois isso fará com que você pareça esnobe.

Saiba que realmente existem pessoas que são mais reservadas e observadoras, e dentro do âmbito da psicologia elas são chamadas de introvertidas. Basicamente, são assim porque possuem o cérebro um pouco mais sensível a estímulos externos e, por isso, preferem ambientes mais tranquilos e com menos gente.

Não fale com a pessoa.
Esse é o ponto mais básico do tratamento de silêncio. Não diga nada, mesmo que o outro tente puxar uma conversa. É importante não responder comentários, discussões ou até mesmo acusações. Se a pessoa insistir, deixe claro que não vai responder no momento.

Pesquisas comprovam: se manter em silêncio pode elucidar ideias, fortalecer sua memória, ajudar no tratamento de depressões além de prevenir doenças cardiovasculares. O silêncio é o ponto de encontro entre o sono e a meditação.

Ser quieto não é um defeito, mas sim um traço da personalidade. Respeite isso e apenas fique atento para que o fato de ser reservado não acabe comprometendo o seu desenvolvimento, autoconfiança e felicidade. Seja o melhor que pode ser, especialmente, para si mesmo!

6 segredos para fazer alguém se abrir com você

  1. Seja você mesmo. A autenticidade exige a autenticidade… ...
  2. Pratique a escuta ativa. A escuta ativa recebeu várias definições. ...
  3. Não julgue. ...
  4. Empatia. ...
  5. Encontre um tópico para começar. ...
  6. Tomar a iniciativa. ...
  7. Fazer alguém se abrir: um exercício útil.

Na lista de benefícios, o silêncio é responsável por desacelerar, acalmar, melhorar a concentração, o foco e a memória, além de ajudar o indivíduo a se entender melhor.

“Calada vence” trata-se de um antigo ditado popular que transmite um ensinamento retirado de experiência de vida, ou para outros, que transmite conhecimento e sabedoria. No caso, a frase afirma que optar pelo silêncio é a melhor maneira para que as coisas funcionem ou deem certo.

Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta, porque palavras em excesso se tornam desnecessárias quando não são para edificar. O silêncio responde, o silêncio acalma e nos faz entender o que palavras não expressão.