O que quer dizer a expressão bem como?

Perguntado por: iteles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Qual o significado de bem como? 'Bem como' é uma locução conjuntiva e significa: 'assim como', 'que nem', 'da mesma forma que' e pode ter ainda outros significados, de acordo com o contexto.

Observação 2: Diante da existência de um sujeito composto, as locuções “bem como” e “assim como” podem vir entre vírgulas se o objetivo é enfocar um dos sujeitos e privilegiar a concordância verbal com o núcleo do sujeito mais importante.

A preposição COMO tem o significado de: na qualidade de, com caráter de, na posição de. Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.

1 assim como, tal como, como, como também, tal e qual, tal qual, que nem, da mesma forma que, da mesma maneira que, do mesmo modo que, do mesmo jeito que.

Vírgula antes – A vírgula inicial pode ser indispensável se houver ambiguidade. Suponhamos a expressão sem nenhuma vírgula: `O João levantou-se cedo bem como o irmão´. Esta expressão pode ter duas interpretações: Primeira: `o João e o irmão levantaram-se os dois cedo´.

Introduz a oração subordinada comparativa; Pode ser substituída por "assim como".

1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito.

Por exemplo: É a forma correta. Exemplo: O Natal, por exemplo, é um dos melhores feriados do ano. Como por exemplo: É redundante, pois a palavra "como" já dá a intenção de exemplo.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Expressa uma adição: 1 e, e também, também, igualmente. Exemplo: Luana fala muito bem inglês como também francês.

Também devemos utilizar a vírgula antes das conjunções explicativas (que, porque, pois, visto que, etc.). Vejamos alguns exemplos: Não veremos a Juliana hoje, pois ela foi embora. A menina saiu mais cedo, porque tinha um compromisso.

Relaciona-se a um verbo ou a um adjetivo, exprimindo circunstância de intensidade ou de modo. Sintaticamente exerce a função de adjunto adverbial de modo ou intensidade: Como você se veste bem!

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

A PALAVRA COMO. Modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. É sempre invariável. Usado nas frases interrogativas diretas, acrescentando uma circunstância de modo à ação verbal.

Diga que precisa de um favor.
Quanto antes mencionar suas intenções, melhor. É educado ser claro sobre o que quer, além de gastar menos tempo. Se pedir um favor no final de uma longa conversa e a pessoa disser que não poderá ajudá-lo, você terá perdido tempo, que poderia ter gasto procurando o apoio de outra pessoa.

Bem pertence a uma subclasse dos advérbios modificadores de frase, a dos advérbios conectivos, conforme refere João Costa, em O Advérbio em Português Europeu (Lisboa, Edições Colibri, pág.

Destarte significa "deste modo", "desta forma", "desta maneira", "assim sendo", "consequentemente". A palavra é formada pela aglutinação dos vocábulos "desta" + "arte" (desta arte). É um advérbio que transmite a noção de conclusão, estabelecendo uma relação de causa / efeito entre duas orações.

Preposição. As preposições têm como função estabelecer relações de sentido entre os termos de uma oração. São exemplos dessa classe gramatical: “a”, “após”, “como”, “acima de” e inúmeras outras.

Recomenda-se «como que escrito». Usa-se «como se» seguido de oração com o verbo no conjuntivo («como se estivesse escrito»). Depois de «como que», ocorre uma oração com o verbo no modo indicativo ou um predicativo do sujeito realizado por um adjetivo ou uma expressão nominal: 1.