O que quer dizer a expressão até então?

Perguntado por: oaragao . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Sim, claro que a frase do repórter de rádio que ele cita é desajeitada: “até então”, expressão que junta a preposição até com o advérbio então, significa “até aquele momento”.

Indica uma conclusão: 1 logo, portanto, pois, assim, por isso, por conseguinte, por consequência, consequentemente, de modo que, desse modo, dessarte, destarte.

1 ainda, também, inclusive, inclusivamente, até, mesmo.

Conjunções coordenativas conclusivas estabelecem relação de conclusão. As principais conjunções coordenativas conclusivas são “portanto”, “então”, “assim”, “logo”.

Significado de Até
Limita o espaço entre: siga até aqui; o terreno vai até o lago. advérbio De modo inclusivo; também: vive até debaixo d'água. No limite, no máximo: posso gastar até 600 reais com o presente. Etimologia (origem da palavra até).

Nesse caso, "então" torna-se uma interjeição, algo muito comum para advérbios como esse. E, como interjeição, é normalmente separada da frase por alguma pontuação.
...

  1. Vejo o Então usado como interjeição em algumas regiões do Brasil. ...
  2. No Rio de Janeiro é muito usado. ...
  3. "Então, alguém tem alguma sugestão ?"

Então é um advérbio curto, de apenas duas silabas, assim pode surgir sem ou entre vírgulas:

  1. Namorava-se, então, no portão de casa.
  2. Foi, então, que perceberam o engano.
  3. Se for o que você deseja, então, ficaremos em casa.

Desde então ou para então, até, desde ou para esse tempo. Usa-se para questionar o que foi dito anteriormente. Nesse caso. (É expletivo em muitos casos em que se emprega como interjeição.)

Quanto a atão, significa «então», é um regionalismo de Portugal (de uso informal) e o «seu emprego é eminentemente coloquial». Etimologicamente, atão é «alt[eração] de então».

então | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Destarte: É formada pela aglutinação dos vocábulos “desta” + “arte” (desta arte). É um advérbio que transmite a noção semântica de conclusão, estabelecendo uma relação de causa/efeito entre duas orações, ou seja, pode ser sinônimo de: “deste modo”, “desta forma”, “desta maneira”, “assim sendo”.

Usamos “a” como artigo definido feminino singular, ou seja, para especificar um substantivo feminino em determinado contexto.

Nos exemplos apresentados, «até às 10 horas» e «até dia 15», as 10 horas estão incluídas (mas as 10 horas e um minuto, já não estão), do mesmo modo, o dia referido encontra-se incluído até ao momento em que se inicia o primeiro minuto do dia seguinte (às 00h01m).

Bem, “até” é preposição e, sendo assim, não há soma de “a + a”: Vou até a faculdade. Mas, também podemos dizer “até a”. “Até a” é uma locução prepositiva e, neste caso, há a soma de “a + a”: “Vou até a a faculdade” é o mesmo que “Vou até à faculdade”. Por isso, as duas formas estão corretas: “até a” ou “até à”.