O que quer dizer a expressão A cobra vai fumar?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

A expressão "A cobra vai fumar" é um ditado popular brasileiro que significa algo difícil de ser realizado, e se acontecer, sérios problemas podem surgir.

Cerca de 450 pracinhas não regressaram com vida ao Brasil. O Brasão bordado da Força Expedicionária Brasileira (FEB): A cobra fumando um cachimbo, criação do Tenente-Coronel Senna Campos. A cobra vai fumar de Walt Disney (sim, ele mesmo!).

Em 9 de agosto daquele ano, foi criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), chefiada pelo general João Batista Mascarenhas de Morais. A FEB adotou como símbolo o desenho de uma cobra com um cachimbo na boca, acompanhado da frase “A cobra vai fumar”.

E foi isso que o Exército quis dizer quando adotou a frase como slogan da Força Expedicionária Brasileira, constituída em 1943 para lutar na Europa, durante a Segunda Guerra. O slogan foi uma resposta à descrente opinião pública da época, que dizia que era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra.

Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Os estados da Alemanha não estão autorizados a manter forças armadas próprias, já que a Lei Fundamental da Alemanha estipula que as questões de defesa são de única responsabilidade do governo federal. A Bundeswehr está (em termos tecnológicos) entre os militares mais avançados e mais bem preparados de todo o mundo.

Os Alemães gostam das Brasileiras. A final de contas, quem não gosta de uma mulher quente, exótica, fácil, solta e que de cara, traga uma bagagem impossível de se encontrar aqui na Alemanha.

Pelo menos cem pracinhas permanecem vivos, de acordo com o censo da FEB (2020-2021). Os sobreviventes, segundo o Presidente Jair Bolsonaro, representam a “chama da liberdade”.

A frase "A cobra vai fumar" nasceu como resposta ao então presidente Getúlio Vargas, que, no início da guerra, usara a expressão para descartar a participação brasileira.

Em seis de junho de 1945, com a recusa do governo em prosseguir na invasão da Áustria, a FEB foi extinta, pois cumprindo a finalidade militar conforme ficou definido por ocasião do conflito.

Os pracinhas, membros da Força Expedicionária Brasileira, lutaram na Itália e participaram de importantes batalhas, como a batalha de Monte Castello. Estes eram os soldados que estavam na linha de frente das batalhas.

O símbolo da FEB, que pode ser visto na imagem de capa deste artigo, é o de uma cobra fumando um cachimbo. Esse símbolo foi uma resposta àqueles que diziam que o Brasil não teria capacidade de ir à guerra. Isso só ocorreria, diziam em tom de desdém, se a “cobra fumasse”.

ARLINDO LÚCIO DA SILVA, GERALDO RODRIGUES DE SOUZA e GERALDO BAÊTA DA CRUZ foram três soldados que pertenceram ao 11.º Regimento de Infantaria Expedicionário e que foram, assim como muitos brasileiros, lutar nos campos de batalha gelados da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

A Batalha de Montese foi a batalha mais sangrenta já travado por brasileiros fora do país depois da Guerra do Paraguai. Dos 454 pracinhas mortos durante a campanha da FEB na Segunda Guerra, 34 morreram em Montese, enquanto mais de 400 foram feridos, capturados pelo inimigo ou nunca foram encontrados.

Significado de Cobra
substantivo feminino Zoologia Nome comum a todos os répteis da ordem dos ofídios; serpente. [Figurado] Pessoa astuciosa e de má índole.

Uma nova guerra em escala mundial aconteceria mediante o uso de armas nucleares, conforme alguns analistas preveem. Estariam envolvidos países como Rússia, Ucrânia, Estados Unidos e outros membros da Otan, além de nações integrantes da União Europeia. O envolvimento de países asiáticos, como a China, é incerto.

O maior conflito bélico do planeta, que envolveu quase 100 milhões de soldados, foi a segunda guerra mundial. Com o final da primeira guerra mundial, duras sansões internacionais foram impostas à Alemanha, principalmente pelos franceses e ingleses, a partir do tratado de Versalhes (1919).

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América Latina. Foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Império do Brasil, Argentina e Uruguai. Ela se estendeu de dezembro de 1864 a março de 1870.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, o Japão não tem capacidade militar para atingir alvos inimigos de longa distância devido à sua Constituição pacifista e ao seu acordo bilateral de segurança com os Estados Unidos, país que garante a defesa do arquipélago contra qualquer ameaça contra o seu território.