O que quer dizer a aliança abraâmica?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Na sua aliança com Abraão, Deus faz-lhe uma promessa: ele será o pai de muitas nações e os seus descendentes receberão a terra de Canaã. Há duas histórias na Bíblia sobre a aliança com Abraão: em Génesis 15 e em Génesis 17: 1-14.

Nesse sentido, pensar a aliança estabelecida entre Abraão e o Deus hebreu é entender a constituição desse povo como tendo sido realizada a partir de um pacto, no qual os homens dedicariam a vida ao Deus monoteísta, abandonando a idolatria a diversos deuses, praticada pelos antepassados de Abraão.

O Senhor prometeu a Abraão que, por meio de seus descendentes, “[seriam] abençoadas todas as famílias da Terra, sim, com as bênçãos do Evangelho, que são as bênçãos de salvação, sim, de vida eterna” (Abraão 2:11).

O propósito do chamado de Abraão
Deus chamou Abraão para fazer dele uma grande nação, para abençoá-lo, para engrandecer seu nome, para fazê-lo uma bênção, para abençoar os que o abençoassem e amaldiçoar os que o amaldiçoassem, e para por meio dele estender sua bênção a todos os povos da terra (Gênesis 12:2,3).

De todas as pessoas no mundo, por que razão Deus escolheu Abrão para receber uma promessa tão incrível (12:2-3)? A passagem não nos dá muitas pistas, mas, lembra-nos de que Deus tinha um plano: abençoar o mundo inteiro. O pecado impediu que as pessoas se reconciliassem com Deus (3:23-24) e recebessem essa bênção.

Alianças de compromisso com três pedras representam o casal que sempre busca se reinventar e sair da rotina. O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas.

Aliança é um anel usado para simbolizar um compromisso e a união afetiva entre duas pessoas que se amam totalmente e verdadeiramente, simbolo do romance. Normalmente, é usada para indicar que o utilizador é casado.

A partir do livro do Êxodo, surge uma aliança tríade diferente entre Deus, o povo e a Lei (ou a Torá). Nestas alianças, a conservação da terra passa a depender da observação das leis dadas por Deus ao seu povo.

A segunda aliança foi feita como Abrão que, a partir daí passou a chamar-se Abraão (Gn 17, 4-5). E assim se manifestou Deus: “E a aliança que eu faço com você e seus futuros descendentes, e que vocês devem observar, é a seguinte: circuncidem a carne do prepúcio.

A Lei da nova aliança, do novo testamento, do evangelho, da graça, pela qual se revogou a primeira, é chamada pelo apóstolo de lei régia (Tg 2.8), porque prescreve o amor ao próximo, sem qualquer tipo de condenação legal, conforme ocorria na primeira, apesar de também prescrever o amor ao próximo.

A “Aliança Mosaica” é a aliança que Deus fez com o povo de Israel, representada por Moisés. É também referido como o pacto sinaítico porque foi feito no monte Sinai. A aliança consiste em várias regras e mandamentos que Deus deu ao povo, incluindo os Dez Mandamentos.

Tudo que Deus promete a você se cumprirá! E é isso que capacita você a se tornar obediente, temente e capaz demonstrar amor verdadeiro pelo pai. Isaque era o filho da promessa e Abraão o sacrificaria, pois tinha certeza que Deus cumpriria a sua promessa.

Na verdade Deus mandou Abraão se afastar dos pais pq eles eram péssimos exemplos e atrasavam a vida dele.

Reza o Antigo Testamento, no capítulo 12 do livro de Gênesis, que Abraão, por volta de seus 75 anos de idade, recebeu um chamado de Deus para partir rumo aos recantos de Canaã. Canaã era a antiga denominação da região correspondente à área do atual Estado de Israel.

expressão Comportamento que faz suportar com resignação os maiores sofrimentos, injúrias e injustiças; em referência ao personagem bíblico Jó, que passou por provações e sofrimentos, mantendo-se fiel à sua fé.

Abraão servia a um Deus que tem poder para trazer à existência tudo aquilo que não existe. Abraão lutou contra a esperança, pois vivia de acordo com o que o Senhor lhe prometera e, por isso, foi chamado o pai da fé, porque foi além da sua limitação. Ele creu, mesmo quando não havia nenhuma esperança.

Deus prometera a Abrão uma porção de descendentes quando ele tinha 75 anos (Gn 12.4). Ele teria 100 anos quando Isaque finalmente nasceu (Gn 21.5). Isso significa que Abrão e Sarai esperaram 25 anos pela promessa.

A fé de Abraão em Deus foi testada com essa promessa, para ver se ele aceitaria a palavra de Deus, não importando o que seu raciocínio lhe dissesse. Abraão não vacilou em sua , e Deus cumpriu sua promessa (Romanos 4:20). Sara deu à luz um menino, e eles nomearam seu filho Isaque, como Deus os instruiu.

Por que Abraão e Ló não podiam morar juntos? (Gênesis 13:5–7) De que modo Abraão demonstrou amor e altruísmo a Ló? (Gênesis 13:8–9; Ver atividade complementar 2.)