O que quer dizer 4 Motion na Amarok?

Perguntado por: lramos9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

No que se refere à tração da Amarok, vemos que o carro apresenta uma tração exclusiva: a tração 4Motion, com maior aderência ao solo e melhor arraste entre os eixos. Isso significa dizer que o próprio veículo adota uma forma de evitar escorregamento em curvas. Essa é a melhor tração para todo tipo de terreno.

Tração AWD
AWD é abreviação de All Wheel Drive ou Todas as Rodas Motrizes, esta configuração possui tração integral a todo o momento diferente da 4WD que é possível escolher entre 2 ou 4 rodas motoras.

Toda a Amarok automática é Full Time, ou seja, os sistemas de tração 4×4 funcionam em tempo integral, em qualquer tipo de terreno, sem que o motorista tenha de acionar qualquer comando. A tração 4×4 integral, comprovadamente, auxilia no comportamento mais seguro e eficaz do veículo.

Preço FIPE R$ 243.588.

A tração 4×4 é o sistema em que as quatro rodas do carro recebem o torque de propulsão (motor e transmissão). Também conhecida como 4WD (do inglês Four Wheel Drive), deve ser preferencialmente utilizada em estradas de terra ou pisos de baixa aderência, como areia ou lama.

A principal diferença entre ambos sistemas está no modo como cada um deles envia força para os eixos dianteiro e traseiro do veículo. A tração integral em um veículo indica que o movimento de tracionamento das rodas ocorrerá de forma permanente. Enquanto que, na tração 4×4 o acionamento é apenas temporário.

Quais são os tipos de tração de carro?

  • Tração 4x2.
  • Tração 4x4.
  • Tração AWD.
  • Tração dianteira.
  • Tração traseira.

No que se refere à tração da Amarok, vemos que o carro apresenta uma tração exclusiva: a tração 4Motion, com maior aderência ao solo e melhor arraste entre os eixos. Isso significa dizer que o próprio veículo adota uma forma de evitar escorregamento em curvas. Essa é a melhor tração para todo tipo de terreno.

O modo “Auto” fica acionado por padrão e faz a distribuição automática da tração entre os eixos Já a posição “4WD” deixa o eixo traseiro acionado de maneira permanente, enquanto “4WD Low” cumpre a mesma função dos Jeep.

De forma sucinta o sistema de tração AWD permite uma maior adaptação a todos os terrenos, enquanto o FWD é mais económico. O sistema AWD tradicionalmente é usado por automóveis que possuem tração integral permanente, ou seja, está sempre ativo.

Os carros com sistema de tração AWD ou 4WD, por sua vez, tracionam as quatro rodas do veículo. Quando nos deparamos com um veículo com esse tipo de tração, quer dizer que as quatro rodas presentes no automóvel possuem força motriz, ou seja, são capazes de produzir ou transmitir movimento.

Infelizmente, essa picape da VW sofre por causa de uma série de defeitos recorrentes e que acabam incomodando bastante os donos desses carros. A válvula EGR, de recirculação de gases do motor, a bomba de alta pressão e os bancos dianteiros estão entre os vilões.

Maior problema da Amarok, considerado crônico pelo clientes, é a correia dentada. Entre os defeitos e problemas da picape da Volkswagen, este é o que mais dá dor de cabeça para os proprietários. Antes dos relatos, devemos entender o motivo pelo qual a correia dentada não dura o suficiente.

E traz vantagens: em condições precárias de aderência, a tração integral é muito mais eficiente do que qualquer sistema de tração por duas rodas. O mesmo acontece em ambiente de corrida, quando se trata de descarregar quantidades imensas de torque no chão, seja ele de asfalto ou de terra.

Segundo os usuários, ao chegar na concessionária, a informação é de que foi usado combustível de má qualidade, e a substituição das peças não é feita dentro da garantia. O administrador Júnior Abreu é um dos apaixonados por Amarok que sofreu com o problema na sua picape ano 2019.

TDI (Turbocharged Direct Injection) é o nome dos motores a diesel desenvolvidos pelo grupo Volkswagen, com turbocompressor e um sistema de injeção direta do combustível no cilindro.