O que quer dizer 230 volts?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Volt, 230V, 400V – Volt é a unidade de tensão eléctrica. Em aparelhos ou redes domésticas, o mais comum é a tensão ter valores monofásicos, que se situam nos 220V / 230V. No caso das instalações trifásicas, esse valor passa a ser de 400V; Monofásico – É o nome que damos a um circuito com uma só fase e neutro.

Agora, se ligarmos um aparelho 220V numa tomada de 110V, o aparelho pode não queimar, mas aí sim tem seu desempenho reduzido, trabalhando em menor potência. Por isso, é necessário usar transformadores para converter a voltagem e poder utilizar seus aparelhos sem que eles queimem ou haja uma redução no desempenho.

Como saber se um aparelho é bivolt? A maioria dos aparelhos elétricos vem com uma etiqueta de identificação, mostrando qual a voltagem do produto eletrônico.

Tecnicamente não existe um critério para escolher entre uma e outra voltagem. O que você pode levar em conta é que a rede 110V é mais segura – levar um choque em uma tomada de 220V, por exemplo, tem o dobro de perigo.

Uma tomada onde se vê e lê: 20A 250V - significa a tensão e corrente máxima da tomada. Portanto se você tem uma geladeira de 127V e ligar nesa tomada com a corrente de 127V não tem problema algum.

carregadores de celular, pilhas, notebooks e outros itens tecnológicos costumam ter sistema bivolt, alternando a tensão a depender do padrão utilizado na região do usuário. eletrodomésticos em geral: no Brasil existe uma lei, há quase uma década aprovada, que a totalidade dos itens comercializados devam ser bivolt.

Se a fiação de uma casa for dimensionada de acordo com os padrões atuais, aparelhos de 110 e 220V trarão o mesmo gasto. Mas o consumo nos fios depende da voltagem do aparelho, e se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.

Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V
Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

100V240V: Quer dizer que seu aparelho é bivolt. Pode plugá-lo sem preocupações. Nos carregadores você lerá a palavra INPUT e logo após ela a informação de voltagem. A primeira informação você já conseguiu.

Todos os equipamentos elétricos e eletrônicos de uso doméstico comercializados no Brasil terão que ter tensão bivolt (127 e 220 volts).

Não faça. Vai queimar o aparelho. A não ser que ele seja bivolt como as lâmpadas de led ou que tenha uma chave para alternar entre 110 V e 220 V. Caso você tenha um aparelho (uma geladeira, por exemplo) que seja somente 110 volts e sua casa só tenha 220 volts, você terá que comprar um transformador 110/220 Volts.

Vale lembrar que desde 1999 a energia que chega nas casas não é mais a tensão nominal de 110 volts, como comumente falamos, pois ela foi substituída pela de 127 volts.

Como a diferença é pequena e ainda a tensão da rede (220V) é inferior a especificada (240V) pode ser usada sem problema.

Watts é a unidade de medida da potência. Em termos práticos, a voltagem é referente a tomada de energia (110 ou 220 volts) e a potência varia para cada aparelho. Exemplo: um aparelho de som pode funcionar em 110 volts e a potência do som do aparelho é de 35 watts.