O que quer dizer 220VCA?

Perguntado por: mdias7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A distribuição de energia elétrica no Brasil é feita em Corrente Alternada e a maioria das localidades recebe em 220VCA (Volt em Corrente Alternada). Apenas em algumas capitais e vizinhanças recebem em 127VCA, por conta de sistemas antigos de eletrificação.

Corrente alternada é um tipo de corrente elétrica na qual o sentido em que as cargas elétricas fluem é invertido periodicamente, diferentemente daquilo que acontece com a corrente direta, em que os elétrons são conduzidos ao longo de um único sentido.

Tensão Contínua e Alternada
Os exemplos da pilha AA e da fonte ATX são especificamente de fontes de alimentação de tensão e corrente contínua (VCC), diferente da alimentação da tomada da nossa casa, que no Brasil pode variar dependendo do estado que você mora e pode ser 110 VCA (volts em corrente alternada) ou 220 VCA.

Elas são encontradas em linhas de transmissão, circuitos de alta tensão, transformadores, entre outros. A corrente elétrica que chega às nossas residências disponibilizada nas tomadas, por exemplo, é uma corrente elétrica alternada.

A corrente alternada é utilizada na rede de distribuição de energia elétrica e nas tomadas residenciais. Entre os aparelhos que utilizam esse tipo de corrente elétrica para o seu funcionamento, podemos destacar os motores, como os liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar, ventiladores, etc.

Resposta: A eletricidade está presente em nossas vidas de duas formas básicas: a energia elétrica que recebemos em casa (VCA – voltagem em corrente alternada) e a energia elétrica das baterias e pilhas (VCC ou VDC – voltagem em corrente contínua).

Tem o mesmo significado somente VCC (Voltagem corrente contínua) e VDC (Voltage Direct Current), ou seja, um em português e outro em inglês.

A corrente alternada (CA ou AC – do inglês alternating current) é uma corrente elétrica caracterizada por sua intensidade e direção que variam periodicamente – ao contrário da corrente contínua –, sendo capaz de ser transportada por longas distâncias, portanto, sendo a mais utilizada em grandes potências.

110 volts

Corrente alternada
Como o ímã possui dois polos, o positivo e o negativo, o polo positivo “puxa” os elétrons enquanto que o negativo “empurra”, alternando o sentido do movimento. No Brasil, essa oscilação de polaridade se dá a 60 Hertz (60 vezes por segundo) e a uma tensão de 110 volts.

Ao estudar eletricidade é muito comum ler que a Corrente alternada é utilizada para transmitir energia por ela ser mais fácil de mudar sua tensão e por ser mais eficiente na transmissão.

As expressões utilizadas em alguns instrumentos de medidas parecem confusas, pois se originam da língua inglesa, por isso DCV significa tensão em corrente contínua (direct current voltage).

Outra classificação da NR-10 é a baixa tensão. Neste ponto, a tensão está entre 50 volts e 1.000 volts para corrente alternada e entre 120 volts e 1.500 volts para corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

A medida Volt (V) é utilizada para se obter a tensão elétrica, ou seja, a diferença de potencial elétrico.

10A

As tomadas de corrente mais utilizadas, possuem corrente nominal de 10A (dez Amperes), porém, a maioria dos equipamentos citados a seguir, possuem corrente nominal superior a 10A (principalmente quando ligados em 110V).