O que quer dizer 100 watts rms?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Já a potência RMS, sigla em inglês de “root mean square” ou potência média quadrática, diz respeito à potência média que os amplificadores e caixas podem atingir durante uma extensa faixa de tempo.

Uma boa potência nominal para uma caixinha portátil é a partir de 6 watts RMS, para que seja possível ouvir detalhes da música com clareza, sem estourar nem distorcer, com um volume relativamente alto.

Para ficar claro, watt é a unidade que afere valor de potência elétrica, seja ela mínima, média (RMS) ou máxima (pico/PMPO) e apenas isto.

Confira a potência
As caixas de som costumam ter entre 3 a 25W RMS de potência. Este valor indica o quanto você consegue aumentar o som sem haver perda de qualidade, como distorção ou ruídos. Mas você não precisa necessariamente do máximo de potência se for para uma festa pequena entre amigos.

Aquelas que têm até 50 W são indicadas pra ouvir a dois ou em ambientes pequenos e com poucas interferências sonoras, como os tecidos e madeiras. As caixas com até 200 W de potência dão conta daquele churrasco com os amigos. Já pra uma reunião maior, escolha um modelo com mais de 200 W de potência.

Em aparelhos de áudio, essa potência é dada em Watts RMS, que representam a potência média que o aparelho pode apresentar com baixo nível de distorção harmônica, em explicação simples.

Ou seja, um amplificador de 1500 watts PMPO pode ser equivalente a um de 350w RMS e um amplificador de 800w pmpo equivale-se a um de 200w rms.

- Potência máxima total (dos dois canais) em 4 Ohms: 400W RMS (200W por canal);

Como dito, na teoria, quanto maior a potência, mais energia. Mas antes de escolher o amplificador com maior número em rms. Fique atento: A Potência em rms divulgada pelo fabricante pode ser a total dos canais do amplificador.

A potência RMS é a potência real e que deve ser utilizada para compreender a potência dos aparelhos. Mesmo assim, é preciso entender que essa é uma medida de potência elétrica, indicando quantos decibéis as caixas conseguem produzir quando alimentadas pela potência elétrica de 1W a 1m de distância.

Com potência RMS de 350 watts, a capacidade musical deste woofer é de 1.400 watts.

Mais watts não significam mais potência
Um erro comum que consumidores fazem é o de comprar as lâmpadas LED que possuem uma maior quantidade de watts (W) indicadas em seus rótulos. Porém, mais watts não significam necessariamente que o produto possui maior potência de iluminação.

Como podemos calcular o rms de um alto falante de 500 WPMPO? Ex: Se o pico máximo é de 500 WPMPO, entende-se que a Potência RMS será 70% da tensão de pico. Então no caso desse alto-falante você vai obter o seguinte resultado de Potência em RMS= 350 WRMS.

A diferença entre um som intenso - ou forte - e um som fraco vem da amplitude de vibração da onda. Quanto maior a amplitude da onda, maior a pressão que a onda irá exercer no ar. Isso faz com que os nossos tímpanos vibrem de maneira mais intensa.

Para a maioria das pessoas, 50W RMS "reais" por canal já será suficiente para sonorizar um ambiente de até 12m2 (tamanho de um quarto ou sala).

Agora, se você gosta de um som potente, basta escolher a caixa acústica com maior potência com o número em Watts RMS. Algumas caixas vêm com a potência em PMPO, mas esse é um número que não mostra o quão potente ela é, viu? O volume de resposta, ou rendimento, vem em DB, ou decibéis.

Ele pode ser relacionada ao volume do aparelho e representa a potência máxima que esse equipamento pode apresentar sem que haja distorção sonora. Então quanto maior a quantidade de W da caixa de som, por exemplo, maior o ambiente que ela vai conseguir cobrir, por ter um volume mais alto.

2.000W

A potência de uma caixa de som varia muito, podendo ir de 5W a 2.000W dependendo do tamanho e da função de uso do aparelho. A qualidade de um equipamento também vai depender de outras questões, como os alto-falantes que algumas caixas possuem embutidos.