O que quer did?

Perguntado por: vpereira7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Para começar, saiba que did é o verbo do no passado. Isso aí, por mais estranho que possa ser, é o mesmo que dizer: 'fiz' é o verbo 'fazer' no passado.

O did como verbo auxiliar
Como falamos anteriormente o did é o passado simples do verbo “to do”, então quando você vai expressar sentenças no passado, você não vai usar o do, mas sim o did. Como verbo auxiliar ele é geralmente usado para sentenças interrogativas e negativas.

Usamos o “did” para fazer perguntas e negativas no passado, exceto com o verbo “to be”. Sendo assim, entende-se que o “did” é um verbo auxiliar. Vejamos alguns exemplos: – Did you go to the theather last month? (Você foi ao teatro no mês passado?)

Did é o passado simples de DO e DOES em ambos os casos, tanto como verbo quanto para auxiliar. Sendo assim o did pode significar tanto o verbo fazer de ação quanto o auxiliar para fazer as perguntas de passado simples.

Responder no Simple Past
– Did you eat pizza last night? – Yes, I ate pizza last night. / No, I didn't (did not) eat pizza last night. No futuro, é encontramos a mesma ideia dos verbos modais, onde o auxiliar precisa aparecer nas respostas também.

Talvez você já saiba que os auxiliares DO, DOES e DID. são usados para fazer perguntas e frases negativas, mas sabia que eles também podem ser usados em. frases AFIRMATIVAS para dar ênfase ao que está

Interrogativa: ao formar frases interrogativas no “simple past” é necessário colocar o auxiliar “did” antes do sujeito da frase. Did he wash his car last week? (Ele lavou o carro dele semana passada?) Did the boy pay for the apple? (O garoto pagou pela maçã?)

Negative Form (Forma Negativa)
Para a construção de frases negativas no Simple Past, o verbo did é empregado como verbo auxiliar. O verbo principal não é conjugado no passado, uma vez que o auxiliar já indica o tempo verbal. Obs.: a forma contraída de did not é didn't.

Simple past: forma negativa
Na frase negativa, o inglês utiliza outra maneira para sinalizar que a frase está no passado. Nesse caso, é por meio do uso do verbo auxiliar did (passado de do). Enquanto auxiliar, do/did não tem tradução. Ele tem a função de indicar que a frase é negativa, por exemplo.

O Simple Past é usado para falar sobre ações que foram finalizadas no passado, assim como situações ou costumes que se repetiam e não acontecem mais. Para identificar o tempo verbal de uma frase, procure pelo verbo.

A forma negativa é construída de maneira diferente se o verbo for auxiliar (be, have, will, can...) ou principal. Se o verbo for auxiliar, a negação é construída com not (ou com a contração -n't) e sem o auxiliar 'do/does/did': She cannot know the truth.

Para formar orações negativas e interrogativas no passado simples, utiliza-se o passado do verbo auxiliar do, ou seja, did, acompanhado do verbo correspondente no infinitivo. Não importa se o verbo é regular ou irregular, dado que todos os verbos utilizar o auxiliar did e o infinitivo, nunca o passado simples.

Isso porque do é utilizada quando estamos falando sobre a primeira e a segunda pessoa do singular (I e you) e a primeira, a segunda e a terceira pessoa do plural (we, you e they). Já o does é um termo usado para falar da terceira pessoa do singular (he, she, it).

Em inglês, podemos usar do, does ou did para darmos essa ênfase em alguma ação.

Para ser passado, é preciso acrescentar “ed” ao verbo: “You worked”. O mesmo serve para qualquer pessoa, inclusive “he, she, it”. Formando as frases: “I worked yesterday.”, “She worked yesterday.” e “He went to the cinema last week.”.

O Past Continuous (passado contínuo) é um dos tempos verbais em inglês que diz respeito a uma ação que estava acontecendo no passado.

Continuar lendo Quando se usa o did?