O que queima mais gordura pular corda ou correr?

Perguntado por: vgouveia6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Intensidade Média: 140 calorias gastas pulando corda e 125 calorias gastas correndo. Intensidade Alta: 146 calorias gastas pulando corda, e 140 calorias gastas correndo.

De acordo com a personal trainer Ana Cristina Huber, o gasto energético é igual ao peso corporal (kg) multiplicado pelo tempo pulando corda (minutos), multiplicado por 8 (ou 10 ou 12, dependendo da intensidade) e, então, dividido por 60.

Para emagrecer
Estudos apontam que pular corda pode queimar até 300 calorias em 30 minutos.

Pular corda
Em apenas 30 minutos desse exercício, é possível perder até 300 calorias e tonificar coxas, panturrilha, bumbum e abdômen. Para começar, é preciso investir na compra de uma corda e de um tênis que absorva bem o impacto para proteger as articulações.

Com a prática regular, o corpo aumenta a capacidade de absorver e utilizar esse oxigênio, melhorando a respiração e o condicionamento físico. Entre os benefícios de pular corda todos os dias, está o de dar mais fôlego para outras atividades do dia a dia.

PERDER PESO
Já se a prioridade é perder peso, o horário recomendado é à tarde, quando, segundo Molina, o metabolismo começa a diminuir o ritmo. “Com o exercício, ele volta a se acelerar, fazendo com que você continue a queimar calorias mesmo depois da fase de maior ritmo da manhã”, diz.

Corrida. Seja na rua ou na esteira, a corrida é uma das melhores atividades físicas para queimar calorias. Na prática, é possível relaxar a mente e aproveitar a natureza (caso seja feita na rua).

Segundo o pesquisador responsável e membro da associação, Ignacio Ara Royo, a atividade esportiva que mais queima calorias é a corrida: em média, 540 em 30 minutos.

14 kcal

De acordo com as estatísticas, dar 100 pulos de corda ajuda a eliminar, em média, até 14 kcal de uma pessoa — embora fatores como peso, altura, metabolismo, intensidade e a forma de pular também entrem nessa equação para determinar o gasto calórico da atividade.

Em geral, você pode calcular o total de calorias gastas em uma corrida multiplicando o seu peso em pounds (lembre-se que 1 kg é igual a 2,2 pounds) por 0,75. Por exemplo, uma pessoa que pesa 73 kg (ou 160 pounds) queima 120 calorias em uma corrida de 1,6 km.

Isso porque a prática acelera os batimentos cardíacos, fazendo o corpo queimar muitas calorias e aprimorando o seu condicionamento físico.

Sim! Este exercício é um aeróbico esplêndido para gastar calorias, isso porque ele movimenta o corpo como um todo que, aliás, no começo é difícil, como qualquer outro exercício, mas com os treinos o corpo se desenvolve e tudo fica mais fácil.

Uma opção de treino para pular corda e aumentar o gasto calórico é fazer o exercício de forma intervalada. Ou seja, pular corda durante 1 minuto e descansar 1 minuto até que seja alcançado o tempo determinado antes de começar o exercício.

Qual a frequência e quantidade ideais para ver resultados? Willians afirma que 30 minutos pulando corda queimam até 300 calorias. Mas os resultados costumam aparecer entre 45 e 90 dias porque variam bastante de pessoa para pessoa.

Pule corda por 30 minutos
E, se você conseguir manter a constância e se exercitar diariamente, com o passar do tempo verá as diferenças, não apenas no seu corpo, mas também em seu humor e bem estar. Se você está afim de suar bastante com um exercícios divertido, pule corda por 30 minutos.

Caso o exercício ultrapasse os 60 minutos, além de água, são recomendados repositores hidroeletrolíticos ou carboidratos na forma de sachê (gel) ou em pó diluído.

Essa atividade física é de alta intensidade, então, como a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que a população pratique apenas 30 minutos desse tipo de atividade. Portanto, é esse o tempo que você deve pular corda para cuidar da sua saúde.