O que queima mais calorias caminhar ou andar de bicicleta?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Afinal, o que é melhor: pedalar ou caminhar? Se você está na dúvida, a resposta depende de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. Caso eles estejam alinhados, pedalar é a opção que mais queima calorias. A pedalada de 20 minutos pode equivaler a 4 km de caminhada e queima 800 calorias.

Este é um excelente exercício cardiovascular que permite queimar até 260 calorias em apenas 30 minutos, sendo um importante aliado para quem está tentando emagrecer ou eliminar alguma gordura localizada.

A esteira leva vantagem em relação ao gasto calórico, mesmo quando a intensidade do treino é a mesma que você faria na bike”, esclarece Thiago Moreira, gerente do departamento técnico da Smart Fit Brasil e especialista em fisiologia do exercício.

Então a pergunta é: andar de bicicleta trabalha qual parte do corpo? A prática ciclística tonifica e trabalha muitos músculos do corpo. Embora os principais músculos visados sejam certamente os músculos da parte inferior do corpo, os músculos do braço, bem como o núcleo, também fazem um ótimo treino.

Afinal, o que é melhor: pedalar ou caminhar? Se você está na dúvida, a resposta depende de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. Caso eles estejam alinhados, pedalar é a opção que mais queima calorias. A pedalada de 20 minutos pode equivaler a 4 km de caminhada e queima 800 calorias.

Sim. O ciclismo exige bastante movimentação e energia de todo nosso corpo, por isso o gasto calórico costuma ser mais alto. Em média, 700 calorias são gastas a cada uma hora que você passa andando de bike, dependendo do seu ritmo de exercício, é claro.

- O cérebro sabe que o corpo precisa de energia e a gordura é fonte disso. Desta forma, o corpo prefere manter a gordura mesmo com a pessoa malhando muito – afirmou o nutrólogo. Isso explica o que acontece com o analista de sistemas José Carlos, de 37 anos.

No pedal, o objetivo é permanecer 80% do tempo pedalando sem grande intensidade. Os outros 20% do tempo, o recomendado é fazer o exercício no ritmo mais forte possível. Seguindo essa frequência regularmente de treino, os resultados de perda de gordura se intensificam.

Segundo o pesquisador responsável e membro da associação, Ignacio Ara Royo, a atividade esportiva que mais queima calorias é a corrida: em média, 540 em 30 minutos.

A recomendação para redução de peso são de 0,5kg a 1kg por semana, desta forma poupamos a perda de massa magra e o efeito rebote de reganho de peso.

Outros benefícios de pedalar todos os dias estão relacionados ao coração. A prática estimula e melhora a circulação sanguínea, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, além de fortalecer os músculos do coração e reduzir a pulsação em repouso.

Corrida – 600 calorias
Entre os exercícios para emagrecer, a corrida está entre os mais populares. É prática, de baixo custo e a primeira ideia que vem à cabeça quando falamos de exercícios aeróbicos.

  • Corrida estacionária. A corrida ou marcha estacionária é um exercício no qual você simula os movimentos como se estivesse correndo, mas sem sair do lugar. ...
  • Agachamento. Com os braços para frente, flexione os joelhos. ...
  • Abdominal grupado. ...
  • Mergulho no banco. ...
  • Flexão de braço. ...
  • Prancha abdominal no solo. ...
  • Polichinelo.

Spinning

Entre os exercícios aeróbicos para emagrecer, o Spinning é um dos que mais promovem queima calórica e, consequentemente, ajuda a emagrecer. Uma hora de pedaladas pode render um gasto calórico de 540 calorias, além de delinear e definir os músculos das pernas.

Os principais exercícios aeróbicos que podem ser realizados em casa são:

  1. Pular corda. ...
  2. Jump. ...
  3. Subir e descer escadas. ...
  4. Caminhada ou corrida na esteira. ...
  5. Repetição de movimentos. ...
  6. Dançar. ...
  7. Pedalar.

A corrida é um exercício aeróbico muito eficiente para emagrecer e perder a barriga, pois além de ativar diversos músculos e promover a resistência muscular e melhora do condicionamento físico e da capacidade cardiorrespiratória, acelera o metabolismo, estimulando a queima de gordura.