O que quebraram em Brasília?

Perguntado por: llancastre . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

mesas e armários dos prédios; diversos eletrônicos, como televisões, computadores e impressoras; galeria de fotos dos presidentes da República que fica no Planalto; presentes de autoridades estrangeiras foram saqueados.

Bolsonaristas terroristas invadiram prédios públicos e destruíram patrimônio na tarde de domingo. Bolsonaristas que invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto neste domingo (8) deixaram um rastro de destruição, vandalizando o patrimônio público na capital federal.

Os extremistas depredaram os prédios dos Três Poderes. Quebraram vidros, mesas, cadeiras, computadores, reviraram gabinetes e danificaram obras de arte. No Congresso, os radicais quebraram vidraças, entraram em gabinetes e atearam fogo no Salão Verde. No Planalto, o estrago foi maior.

Os ataques de 8 de janeiro de 2023 em Brasília foram uma série de vandalismos, invasões e depredações do patrimônio público cometidos por uma multidão de bolsonaristas extremistas que invadiu o Palácio do Planalto, o Palácio do Congresso Nacional e o Palácio do Supremo Tribunal Federal com o objetivo de instigar um ...

Em coletiva de imprensa realizada no final da tarde, Flávio Dino apontou que 1.200 pessoas foram detidas após as invasões em Brasília. Elas foram encaminhadas à Academia Nacional da Polícia Federal e são ouvidas por 50 equipes da Polícia Judiciária Federal.

Quem financiou
Empresários e colecionadores de armas estão entre os financiadores, segundo apuração da TV Globo. A maior parte é do Paraná, de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

A pena varia de 12 a 30 anos de prisão.

Antônio Cláudio Ferreira

O mecânico Antônio Cláudio Ferreira, de 30 anos, foi identificado e preso pela Polícia Federal como principal suspeito de destruir o relógio histórico que pertenceu a Dom João VI no dia da invasão de vândalos às sedes dos três Poderes.

Os extremistas bolsonaristas que invadiram os prédios dos Três Poderes em Brasília destruíram janelas, cadeiras, documentos e câmeras. Eles também atacaram itens históricos avaliados em milhares de reais.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou hoje (11) que 1.418 pessoas estão presas pelos atos terroristas realizados em Brasília, no domingo (8).

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que mais de 400 pessoas foram presas por causa dos protestos violentos na Praça dos Três Poderes, em Brasília, neste domingo (8. jan. 2023).

Em 1956, com nova demarcação da futura capital, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, deu início de fato à realização do projeto que durou séculos. Na mesma área das coordenadas que Dom Bosco apontou e às margens do Lago Paranoá, Brasília começou a ser erguida.

O número de presos por participação em atos de vandalismo no último domingo (8/1) em Brasília-DF chegou a 763.

A cidade é famosa por sua arquitetura com edifícios assinados pelo arquiteto Oscar Niemeyer e paisagismo de Burle Marx. E pra começar, vamos conhecer um dos pontos mais importantes de Brasília: A Praça dos Três Poderes. Vamos conhecer alguns dos principais pontos turísticos de Brasília?

Lula, entretanto estava em Araraquara quando os invasores tomaram a Praça dos Três Poderes. A agenda do presidente mostra que Lula saiu de Brasília na sexta-feira, dia 6, às 18h, em direção à cidade de São Paulo.

O sonho de Brasília
O fato é que JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos: a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra, a pressão popular sobre o governo seria menor, a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro.

A denominação Taguatinga adveio de uma fazenda de mesmo nome, localizada na região hoje ocupada pela cidade de Taguatinga. Em um primeiro momento, o termo “Tauá + Tinga”, do tupi-guarani, foi traduzido equivocadamente para Ave Branca, o que justifica o fato de nomes de instituições e empresas referência à “Ave Branca”.

Os primeiros habitantes que chegaram a Brasília vieram, principalmente, atraídos pelos empregos na construção civil e ajudaram na construção da capital. Eles eram chamados de candangos e aqui construíram e criaram famílias.

Bolsonaristas que invadiram Congresso podem pegar até 8 anos de prisão; entenda.

Uma gravação aérea obtida pelo site Poder360 mostra o exato momento em que os extremistas conseguem acessar o gramado e o prédio do Congresso Nacional, que foi o primeiro alvo do ataque. As câmeras registram a informação de que a invasão ocorreu às 14h43min.