O que que tem na escola?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

A escola é o lugar onde se pode aprender, ensinar e trocar informações e experiências de vida. O ambiente escolar é composto por salas de aula, parque recreativo, pátio, refeitório ou lanchonete, quadras esportivas, biblioteca, auditório, secretaria, sala dos professores, coordenação e diretoria.

Uma boa escola deve oferecer a possibilidade de aquisição de conhecimento ao estudante em um lugar onde ele se sinta bem e, por isso, tenha mais disposição para aprender, fazer amigos, se relacionar e explorar a diversidade de experiências à sua disposição.

Há um estudo científico mencionado, de Atila Abdulkaridoglu, a atestar que para bons alunos, não é a escola que faz a diferença. “O que é bom já nasce feito”, a velha lição da sabedoria popular não é destituída de razão. É o aluno que faz a escola, não o contrário.

Minha escola é o lugar onde eu vejo meus amigos, compartilho as amizades e brinco com muita gente boa. Eu converso com muita gente, mas tem gente com quem eu não gosto de conversar. Eu venho quase todos os dias à escola, mas não gosto muito de estudar, mas me esforço para passar e tirar notas boas.

Assim como a família, a escola tem também sua fundamental importância para o aprendizado de todos nós, principalmente das crianças e adolescentes. A escola possibilita através da convivência uns com os outros uma troca de conhecimento, um amadurecimento intelectual e amistoso, contribuindo assim para o convívio social.

Os alunos das escolas atuais estão crescendo em uma realidade muito mais conectada e com maior volume de informação que os seus pais. Conhecidos como nativos digitais, essa geração é mais imediatista e apresenta mais dificuldade de foco e atenção.

De acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, a escola é essencial para a formação do indivíduo, uma vez que é um ambiente de socialização que prepara os cidadãos para viver em sociedade.

Portanto, é importante que a instituição deixe sempre bem claro qual é a sua filosofia de ensino e de atuação. Questões como construção da cidadania, inclusão social e respeito ao próximo costumam ser valiosas. Um detalhe especial é que isso não pode ficar apenas no universo teórico, como um discurso pronto.

Relógio Mantenha-o pendurado em um lugar visível para servir de referência numérica aos estudantes. Alfabeto Coloque, também, um alfabeto na parede. Evite letras cheias de desenhos: elas podem confundir os alunos. Mural de sala Reserve um espaço para as produções de cada criança.

Vamos então abordar 7 temas atuais para que você possa se preparar desde já!

  • 1) Retrocesso em Direitos Coletivos. ...
  • 2) Fake News. ...
  • 3) Empoderamento Feminino. ...
  • 4) Depressão. ...
  • 5) Violência e Segurança Pública. ...
  • 6) Lei da Mordaça. ...
  • 7) Imigração e Xenofobia. ...
  • Conclusão.

Um objeto é coisa material que pode ser percebida pelos sentidos.

  • Ukulele.
  • Umidificador.
  • Unha postiça.
  • Uniforme.
  • Urdideira.
  • Ureteroscópio.
  • Urna.
  • Urso de pelúcia.

Sim. A reprovação por faltas ocorre quando o aluno ultrapassa os 25% do número de horas-aula dadas no ano letivo ou semestre letivo.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Com o objetivo de minimizar as faltas na escola, devido às lacunas na aprendizagem durante o ensino remoto, a Escola Gabriel Hugo Rios criou o projeto “Lugar de criança é na escola: Quem falta, faz falta”,que teve início no mês de julho.

Nesse sentido, a escola, enquanto enquanto instituição formadora, também desempenha o papel de: Ajudar a desenvolver o pensamento crítico do aluno, ensinando-o a se posicionar socialmente e politicamente. Ajudar o aluno a desenvolver habilidades socioemocionais. Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo.

Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. A educação, portanto, não se restringe à escola. A educação é um direito de todos e visa ao pleno desenvolvimento humano por meio do processo de ensino-aprendizagem.