O que que significa a palavra litígio na Bíblia?

Perguntado por: iluz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Contenda; disputa; altercação. Origem etimológica:latim litigium, -ii.

O litígio é a disputa judicial entre duas ou mais partes. Já o acordo, é o consenso entre entendimentos, capaz de prevenir ou encerrar um litígio. Mas, quando optar pelo acordo e quando optar pelo litígio? Essas opções são estudadas pelo advogado responsável pela causa no momento da análise da situação.

Antes de tudo, os litígios são conflitos de interesses ou demandas que são levadas em juízo para a devida apreciação e deliberação sobre o tema. A seguir, serão discutidos os principais assuntos que são temas de litígios no tocante às demandas trabalhistas.

O divórcio litigioso é uma forma de dissolução do casamento, porém não tão amigável e, é dado entrada a um processo onde o juiz decidirá os principais pontos da separação.

O que é divórcio litigioso? O divórcio litigioso é um método de resolução sobre disputas no divórcio. Este processo envolve a apresentação de questões ao tribunal de família para resolvê-las. Muitas vezes, as famílias optam pelo litígio se não conseguirem chegar a um acordo por meio de outras opções de divórcio.

Para evitar o litígio existe o acordo. E o acordo, em muitas situações pode ser melhor do que uma batalha judicial. No Brasil e no mundo encontramos a tendência de se buscar acordo entre as partes como melhor solução para qualquer conflito.

O contrário de litigioso é: Principais antônimos de litigioso: 1 amigável, reconciliatório.

Significado de Litígio
substantivo masculino Conflito de interesses judiciais estabelecido por meio da contestação da demanda, ação ou processo judicial. [Por Extensão] Aquilo que envolve uma disputa ou briga entre pessoas, grupos, empresas etc.; briga, disputa. Etimologia (origem da palavra litígio).

Litígio e lide vêm latim litis, que quer dizer "debate ou processo judicial", que deu origem também ao verbo lidar.

Litígio é um termo jurídico que se refere a uma disputa legal entre duas partes, geralmente envolvendo direitos, obrigações ou interesses contrapostos. O litígio pode ocorrer em várias áreas do direito, como civil, penal, trabalhista, tributário, entre outros.

A dúvida mais comum é quanto tempo demora um divórcio litigioso? A resposta é Divórcio litigioso é bem mais demorado que o consensual, que costuma durar cerca de três meses. O Divórcio litigioso demora dois anos até a sua resolução.

Os julgados de paz, a mediação e a arbitragem são meios de resolução alternativa de litígios que permitem resolver pequenos conflitos de forma mais rápida e menos burocrática. Estes serviços podem ser utilizados presencialmente ou por via digital, num único ponto de acesso, a Plataforma RAL +.

A resolução alternativa de litígios é a possibilidade que todos os consumidores têm ao seu dispor de recorrer e entidades oficiais que os ajudem na resolução, ou orientação de algum conflito, antes de abrirem processos litigiosos nos Tribunais.

Litígio coletivo é o conflito de interesses que se instala envolvendo um grupo de pessoas, mais ou menos amplo, sendo que essas pessoas são tratadas pela parte contrária como um conjunto, sem que haja relevância significativa em qualquer de suas características estritamente pessoais.

O divórcio litigioso ocorre quando um casal não consegue chegar a um acordo em relação ao término do relacionamento. Nesses casos, é necessário entrar com um processo judicial, chamado "ação de divórcio litigioso", no qual cada cônjuge terá seu próprio advogado.

A classificação do divórcio é capaz de determinar o nível de consenso que existe entre as partes: quando há o consenso então existe concordância entre as partes. Já no caso do divórcio litigioso as partes não concordam e estão dispostas a solicitar suas demandas em juízo.

O Divórcio litigioso ocorre, em suma, quando não há acordo, seja ele sobre a partilha dos bens, sobre permanecerem ou não os cônjuges casados, sobre a guarda dos filhos, ou qualquer outro ponto de conflito. Nesse caso, o divórcio será decretado sem a concordância de uma das partes.