O que que o polvo come?

Perguntado por: ecorte . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

crustáceos

A alimentação do polvo é composta basicamente por crustáceos. Ele é um animal carnívoro, então seu cardápio é recheado por caranguejos, lagostas, peixes, camarões e até mesmo outros moluscos pequenos. Em geral, preferem fazer as refeições no período noturno.

Polvo-comum (Octopus vulgaris)
Molusco marinho da família Octopodidae. Pode ser encontrado em regiões tropicais, subtropicais e temperadas, sendo abundante no mar Mediterrâneo, na bacia oriental do Atlântico e na região do Japão. Pode ser encontrado junto à costa ou a profundidades de 100-150m.

- Possuem um corpo mole, coberto por uma pele sensível à luz. - Possuem uma visão bem desenvolvida, sendo que os olhos conseguem distinguir as cores.

Ele também é caçado: seu maior inimigo é a moreia. Quando é atacado ou quando se sente em perigo, o polvo aspira uma grande quantidade de água e espirra-a para fora por uma espécie de buraco chamado "sifão", que lhe permite fugir a grande velocidade.

Essa 'estranha' estrutura cardíaca desse bicho é importante para manter o sangue circulando pelos seus oito braços. Desses três corações, dois recebem o sangue não oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido às brânquias, nas quais é oxigenado. Já o coração principal bombeia sangue através do corpo.

Eles possuem um cérebro central e oito paralelos, um dentro de cada tentáculo – num conjunto que totaliza 500 milhões de neurônios. É a mesma quantidade de um cachorro. Mas os polvos são capazes de algo que nenhum canino faria: pensar com as pernas.

A respiração branquial é realizada pelos moluscos que vivem na água, como os polvos, lulas e ostras.

Polvos são animais que se distribuem pelos mares na maior parte do mundo, sendo observados em águas tropicais, subtropicais e temperadas. Eles são encontrados vivendo no fundo do mar, geralmente em contato com substrato.

Polvos têm três corações, que bombeiam um sangue azul-esverdeado. Essa cor é resultado do cobre, a molécula que transporta oxigênio no sangue dos polvos, em vez do ferro, como no sangue humano.

O que pouca gente sabe é que os polvos possuem 9 cérebros! Um central e um na base de cada um de seus 9 tentáculos! É muito cérebro para um animal só!

Polvo-gigante-do-Pacífico: 3 – 5 anos

Os polvos usam seus tentáculos para realizar vários tipos de movimento, como andar, rastejar e nadar. Aproveitam diferentes objetos, como cocos vazios e conchas de moluscos, para construir abrigos, exibindo a impressionante capacidade de alterar a cor de sua pele e a textura de seu corpo para se camuflar no ambiente.

Os polvos têm brânquias e, portanto, devem estar na água para respirar, mas podem sobreviver por um curto período de tempo fora da água, enquanto a pele permanecer molhada (alguns minutos no máximo).

Os polvos são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações. Os braços possuem fortes ventosas capazes de agarrar animais e sentir o gosto do que tocam.