O que que é veia venosa?

Perguntado por: rpaz . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

O sistema venoso é aquela parte da circulação na qual o sangue é transportado da periferia de volta para o coração. Distinguimos entre os sistemas venosos superficial e profundo. O sistema venoso subcutâneo superficial nas pernas inclui a veia safena longa e a veia safena curta.

Cirurgias de longa duração; Insuficiência cardíaca e/ou respiratória; Viagens aéreas ou terrestres que obriguem o passageiro a ficar sentado por muitas horas; Desidratação.

O sistema venoso é a parte do sistema circulatório em que o sangue é transportado da periferia de volta para o coração. Podemos distinguir entre o sistema venoso superficial e o profundo. O sistema venoso superficial subcutâneo nas pernas inclui a veia safena magna e a veia safena parva.

veias safenas

As veias safenas são as principais veias superficiais das pernas, e se ligam ao sistema profundo através das veias perfurantes. A maior parte do sangue que retorna dos pés para o coração passa pelas veias profundas, que correm próximas à musculatura.

Insuficiência venosa crônica: quais os tratamentos?

  1. uma dieta equilibrada, nos casos de obesidade levando ao emagrecimento;
  2. prática de exercícios físicos com regularidade;
  3. elevar as pernas quando em repouso, facilitando o escorrimento do fluxo sanguíneo pelo corpo;
  4. não permanecer na mesma posição por tempo prolongado.

veia cava superior

A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.

Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração, as artérias são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo. Os capilares, por sua vez, ligam as artérias às veias, realizando trocas gasosas entre o sangue e tecido.

Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias localizadas nas axilas e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos.

Muitas pessoas se perguntam se a insuficiência venosa crônica tem cura, e a resposta é sim, mas a cura pode variar de caso a caso. Algumas pessoas podem ser curadas com mudanças na dieta e no estilo de vida, enquanto outras precisam de intervenções médicas, como cirurgia, escleroterapia ou tratamentos a laser.

Sintomas da insuficiência venosa. Um dos principais sinais de insuficiência venosa é o surgimento de veias elevadas e dilatadas (varizes), especialmente nas pernas.

A doença, caracterizada pelo mau funcionamento das veias dos membros inferiores como consequência da hipertensão venosa (aumento da pressão dentro das veias), não costuma levar o paciente a óbito, mas pode comprometer sua qualidade de vida.

Além desses sintomas, podemos listar também:

  • Palidez nas pernas;
  • Cãibras frequentes;
  • Sensação de fraqueza e cansaço muscular;
  • Ferimentos na pele de difícil cicatrização;
  • Dedos com pontas escurecidas;
  • Dormência nas pernas;

Quando se trata de veias entupidas, o Dr. Amato menciona que a obstrução geralmente ocorre devido a uma trombose venosa aguda, que é um coágulo que obstrui a veia, causando inchaço e dor. Ele destaca que a dor e o inchaço são os sintomas principais desse tipo de obstrução.

Além disso, o fluxo sanguíneo pode ser melhorado por exercícios específicos para as veias.

  1. Girar os pés. Levante as pontas dos dedos dos pés com o calcanhar no chão. ...
  2. Ficar na ponta dos pés. ...
  3. Puxar os dedos dos pés para cima. ...
  4. Balançar os pés. ...
  5. Outros exemplos de exercícios. ...
  6. Dicas que você pode incorporar à sua rotina.