O que que é um artigo definido?

Perguntado por: eteixeira5 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os artigos definidos indicam que um ser é específico por já ter sido citado ou por ser de conhecimento mútuo dos interlocutores. Os artigos definidos são variáveis em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural).

Artigos definidos – o, a, os, as. Artigos indefinidos – um, uma, uns, umas.

Artigos são palavras que acompanham os substantivos, indicando o número (singular ou plural) e o gênero (masculino ou feminino) desses substantivos. O: artigo definido indicativo do masculino singular: o amigo. Os: artigo definido indicativo do masculino plural: os amigos.

O artigo antepõe o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).

Os artigos acompanham substantivos, podendo torná-los determinados ou indeterminados. São classificados em definidos ou indefinidos e variam em gênero e número. Os artigos antecedem substantivos, tornando-os mais ou menos específicos.

Como Usar artigos indefinidos na construção das frases? Emprego dos artigos – 1, Os artigos sempre devem concordar com o substantivo em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural). Exemplos: o garoto – os garotos.

Que não se consegue resolver; sem solução.

Os pronomes indefinidos podem ser variáveis, isto é, sofrer flexão de gênero e número, ou invariáveis. algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer. alguém, ninguém, tudo, outrem, nada, quem, cada, algo.

O artigo definido "o" está indicando, de forma específica, de quê livro se trata, ou seja, aquele que foi indicado pela professora. f) Comprei mais uns doces para a festa. O artigo indefinido "uns" está indicando, de forma vaga, que comprei doces, mas sem especificar quais os doces que eu comprei.

Expressões com possessivo: não use artigo em expressões como em minha opinião, a meu ver, a seu ver, em nossas mãos, a seu bel-prazer, por vossa vontade, por meu mal, algo de seu, muito de meu. Pronomes de tratamento: não use artigo definido antes de pronome de tratamento.

Conforme a convenção gramatical, classifica-se como artigo definido as palavras a, o (com as variações para plural: as, os) e como artigo indefinido as palavras um, uma (com as variações para plural: uns, umas), reconhecidas por aparecerem na estrutura textual antepostas aos substantivos; ou seja, antecedem os nomes.

O artigo é a palavra que introduz o substantivo, indicando-lhe o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural). O artigo definido – o, a, os, as – individualiza, determina o substantivo de modo particular e preciso.

A diferença principal entre um artigo e um numeral é dada pelo primeiro indicar um espécie, o gênero de algo, já o segundo é utilizado quando for para indicar uma ideia de quantidade.

Cinco fontes confiáveis para buscar artigos científicos

  • 1) SciELO. ...
  • 2) Portal de periódicos da Capes. ...
  • 3) Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. ...
  • 4) Lume - Repositório Digital da UFRGS. ...
  • 5) Google Acadêmico.

Plataformas como Google Acadêmico, SciELO, Academia.Edu, Portal Capes, são apenas alguns dos melhores sites para pesquisa acadêmica que disponibilizam de forma fácil e rápida a produção científica mundial.

Um artigo pode se desdobrar apenas em parágrafos, apenas em incisos, nos dois ou em nenhum dos dois. Às vezes se usa o termo caput em textos jurídicos, que significa “cabeça”, em latim. O caput indica a parte principal de um artigo, para diferenciá-la de parágrafos, incisos e alíneas.

Um artigo científico apresenta uma estrutura com a seguinte ordem: Título, Resumo, Objeto, Objetivo Geral e Objetivos Específicos, Justificativa, Metodologia, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão. Além do uso das Referências Bibliográficas.

A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições. A introdução não deverá possuir registros de resultados ou conclusões.