Que fobia é talassofobia?

Perguntado por: vcapelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

O pavor de 'águas profundas', animais marinhos e da sensação causada pela imensidão tem um nome: talassofobia. Esse tipo de medo pode causar ansiedade, aversão à qualquer ambiente com águas profundas - do mar às piscinas - e também sintomas semelhantes aos da síndrome do pânico.

Acrofobia é a sensação de pânico em lugares altos. Acrofobia é o medo irracional da altura. Logicamente, nem toda situação de medo de estar em lugares altos pode ser caracterizada como acrofobia.

Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar.

2 – Fobia de umbigos: Onfalofobia
Só de ver um umbigo, as pessoas com onfalofobia podem ter um verdadeiro surto. Elas sentem pavor de ver, tocar ou até imaginar essa parte do corpo.

Normalmente, as causas para esse tipo de fobia se dão por: Incidentes traumáticos: situações que levaram a pessoas a criar raízes para esse medo. Um afogamento, um acidente com barco, um empurrão na piscina ou lago, enfim.

A tripofobia surge quando a pessoa vê um objeto com pequenos furos agrupados ou formas simétricas agrupadas. Se essas texturas e formatos estiverem na pele humana, a tripofobia é amplificada. Ao ver um grupo de buracos, as pessoas com tripofobia reagem com nojo, aversão ou medo.

Atelophobia é uma condição em que um indivíduo tem muito medo de não alcançar a perfeição em qualquer uma das suas ações, idéias ou crenças.

O principal sintoma da xenofobia é o medo excessivo e desequilibrado do desconhecido, ocasionado por uma ansiedade, provocada depois de um período em que a pessoa é exposta a algum objeto ou pessoa desconhecida.

A hidrofobia ou aquafobia é um transtorno psicológico em que a pessoa tem um medo irracional e exagerado de água. A pessoa com essa fobia evita lugares como piscinas, rios, lagos, mares e cachoeiras por medo de se afogar, mesmo quando a água não apresenta perigo.

Ou seja, uma pessoa que tem medo de algo ou algum lugar que pareça muito maior do que ela. Por exemplo, medo de edifícios muito altos, de estátuas gigantes, grandes navios, baleias ou cachoeiras. A megalofobia é o medo irracional de objetos muito grandes, como prédios altos, por exemplo.

A autofobia é o medo de ficar sozinho, medo da solidão. Além disso, é uma fobia específica do isolamento: a pessoa tem medo de ser egoísta, estar só e isolada. Quem tem essa fobia não está necessariamente sozinho, mas só de pensar que está sendo ignorado ou abandonado é motivo para desencadear os sintomas .

As 5 fobias mais comuns

  1. 1 – Fobia social. O transtorno de ansiedade social, também chamado de fobia social ou sociofobia, é o medo irracional de ser julgado, analisado e rejeitado em situações de interação social. ...
  2. 2 – Claustrofobia. ...
  3. 3 – Agorafobia. ...
  4. 4 – Aracnofobia. ...
  5. 5 – Acrofobia. ...
  6. 5 sinais de que você é nervoso demais.

Existem mais de 100 fobias específicas categorizadas. Elas têm relação com animais, ambientes naturais, situações, ferimentos, entre outros. Muitas pessoas têm medo desses elementos e não são consideradas fóbicas.

Tocofobia: mulheres com medo exagerado de engravidar dão os seus relatos. Ocorreu um problema.

Você se sente ansioso, pensa que está incomunicável, pode começar a suar, ter taquicardia, e até sentir tremores. Essas sensações, juntas ou isoladas, são mais comuns do que a gente imagina. E a esse medo de ficar incomunicável pela falta do celular, e todas as sensações que ele causa, se dá o nome de nomofobia.