O que que é saldo credor?

Perguntado por: rquarteira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Dinheiro representa um saldo positivo, que pode ser usado sem taxas. Em contas bancárias, é comum observar o termo “saldo credor”. A expressão representa um saldo positivo, ou seja, quando ocorrem mais entradas do que saídas de dinheiro em um período de tempo.

O saldo credor da conta Caixa, também conhecido por “estouro de Caixa”, é decorrente da falta de contabilização de valores provenientes de uma receita, operacional ou não.

Contas estáveis credoras: são as que apresentam sempre saldo credor. Exemplos: Fornecedores, Tributos a Recolher, Salários a Pagar, Receitas, etc.

Contas devedoras: Somar saldo inicial + Total Devedor - Total Credor =Saldo Final. Contas Credoras: Somar saldo inicial + Total Credor - Total Devedor =Saldo Final.

Devedor e credor
Credor é o sujeito ativo, aquele que tem interesse que a prestação seja cumprida — o titular do crédito. Já o devedor é o sujeito passivo, aquele que tem o dever de efetuar a prestação — o titular do débito. Apenas pessoas naturais e jurídicas podem participar dos pólos da obrigação.

1. A que ou a quem se deve dinheiro. 2. Que ou quem tem direito a compensação útil, a considerações, etc.

O credor é aquela empresa ou pessoa que emprestou/financiou algo para o devedor. Com isso, após a notificação da Justiça sobre o processo de execução, se não houver o pagamento da dívida, pode acontecer o bloqueio e a venda dos bens do devedor.

A diferença entre crédito e débito é que o primeiro é uma modalidade de pagamento a prazo, enquanto o segundo envolve pagamentos à vista. Quando o instrumento financeiro tem a função de crédito, significa que você pode comprar hoje e pagar depois, seja em um único pagamento ou dividido em várias parcelas.

Você deve tentar convencê-lo para lhe fazer um levantamento do movimento de 15 em 15 dias ou até mesmo mensalmente, para evitar o estouro de caixa; na verdade sem os documentos o contador não tem como trabalhar, e o pior, e sendo você a responsavel pela empresa, esta responsabilidade passa p/você também.

Não existe Caixa negativo. Quando isso acontece é indício de alguma irregularidade fiscal/contábil. Em geral, empresas nessa situação tem seu lucro arbitrado, pois sua contabilidade é considerada imprestável pelo Fisco.

O que é saldo devedor de financiamento? Ao comprar um imóvel ou qualquer outro bem financiado, estamos também adquirindo uma dívida. O saldo devedor é o valor dessa operação financeira contratada adicionado os juros constantes no contrato de financiamento. Com o pagamento das prestações, a dívida vai diminuindo.

A conta Bancos é do Ativo por sua natureza, mas isso quando seu saldo é positivo; se o saldo for negativo (credor), vira uma obrigação da empresa para com o banco e, nesse caso, deve-se transferir o saldo do Ativo para o Passivo em contas de Obrigações a Pagar. O mesmo pode ocorrer também com as contas do Passivo.

É no PASSIVO que estão as Obrigações da empresa, seja ela com sócios (Patrimônio Líquido), seja ela com terceiros (Passivo circulante e exigível a Longo Prazo). São as dívidas geradas para que a empresa possa exercer as suas atividades (funcionar), logo o PASSIVO tem natureza CREDORA.

Natureza credora e devedora
Passivo, receita e capital têm natureza credora, e a explicação é simétrica. Quando uma conta dessas serve como origem (crédito) de recursos, ela se torna mais positiva. Se for uma conta passiva, espera-se que um dia ela receba um lançamento a débito para ser zerada — o pagamento da dívida.

Saldo devedor, também chamado de saldo negativo, é o dinheiro que você usa além do que tinha como saldo disponível na sua conta bancária, por exemplo. Sendo assim, quando o seu saldo zera, a instituição não bloqueia os pagamentos efetuados com o cartão de débito, mas passa a registrar o valor como saldo devedor.

4 possibilidades para quitar o saldo devedor

  1. Empréstimo com garantia de imóvel. Esse tipo de ação consiste em transferir a propriedade do seu bem para o banco até que a dívida seja quitada. ...
  2. Antecipação por parte de um novo comprador. ...
  3. Usando o saldo do FGTS. ...
  4. Antecipação por recursos próprios.