O que que é Espondiloartrose na coluna?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

A espondiloartrose é a degeneração das articulações na coluna. O envelhecimento é a principal causa, mas outras causas também podem levar ao problema. Com dor na região da coluna onde a degeneração ocorre, o paciente deve buscar diagnóstico médico e seguir com o tratamento indicado.

Como é feito o tratamento dessa doença? Na maioria dos casos, a fisioterapia diária é o tratamento mais recomendado para Espondiloartrose Lombar. Agora, se esse método não funcionar como esperado o médico pode indicar um procedimento cirúrgico com a finalidade de colocar uma prótese articular ou discal.

Embora seja comum na população, as espondiloartroses, normalmente, não tendem a impossibilitar a pessoa de trabalhar. Porém, pode ser que aconteça em casos mais graves da doença. Por isso, se a sua dúvida é: se a espondiloartrose aposenta, saiba que é possível sim.

A espondiloartrose, também conhecida como artrose na coluna, é um mal degenerativo que afeta grande parte da população. Quando não tratada, pode incapacitar os movimentos do paciente, levando à perda da estrutura espinhal normal, limitando as funções motoras da coluna e dos braços.

Para tratar a espondiloartrose lombar, medicações analgésicas e anti-inflamatórias são prescritas pelo médico ortopedista. O tratamento, muitas vezes, é paliativo e a doença torna-se crônica, sobretudo quando o paciente passa muito tempo sem fazer um tratamento específico para a doença.

Quais os benefícios que tem direito aos portadores de Espondiloartrose anquilosante? Auxílio -Doença– É possível conseguir esse benefício quando a doença está no início, pois é um benefício temporário.

Os sintomas da espondiloartrose lombar incluem dor e rigidez na região lombar, dificuldade para ficar em pé ou caminhar, fraqueza muscular, espasmos musculares e dormência ou formigamento nas pernas. A doença também pode causar problemas de mobilidade, além de fadiga e insônia.

Como é feito o exame? Quando existe a suspeita de que você tenha uma espondiloartrite, mas os seus sintomas, histórico clínico e exames não são conclusivos, o exame HLA-B27 pode ser solicitado. É um exame bem prático!

Quais os sintomas:
Repouso deitado pode aliviar transitoriamente. Pode haver dor referida, como dores de cabeça, pescoço, ombros e costas causadas por artrose cervical, e região posterior de coxas provocadas por artrose lombar.

Quem tem espondilose lombar pode fazer musculação? Sem dúvida a atividade física, entre elas a musculação, é recomendada para casos de espondilose lombar.

Indícios que a gonartrose causa incapacidade para o trabalho
Sua artrose é grau 3 ou 4.

É um dos principais sintomas da artrose, que é mais comum na região dos joelhos, quadril, coluna e também nas mãos. Assim como outros tipos de artrite, a artrose é considerada uma doença incapacitante em alguns casos e pode dar o direito de receber aposentadoria por invalidez.

Se estiver causando limitações, mesmo com tratamento, o que é raro, pode-se solicitar a aposentadoria, e se negada (provavelmente será negada) pode-se entrar com processo judicial na justiça federal contra o INSS, a depender da perícia de um médico perito judicial.

CID M54 é o código para Dorsalgia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

O procedimento cirúrgico comum adotado é a artrodese, realizado por via aberta. Entretanto, para alguns casos, existem também técnicas minimamente invasivas em que são feitas pequenas incisões paralelas à coluna.

5 Doenças da Coluna que geram Aposentadoria por Invalidez no INSS

  • Osteofitose. A osteofitose é a doença em que aparecem osteófitos ao redor do disco da coluna vertebral. ...
  • Discopatia degenerativa. ...
  • Protusão discal. ...
  • Cervicalgia.

Tratamento. O tratamento da artropatia de facetas se concentra no alívio da dor e rigidez e pode incluir: Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs): como ibuprofeno, aspirina e naproxeno. Esses medicamentos ajudam a aliviar a dor e reduzir a inflamação .

A espondiloartrose lombar é um desgaste nas articulações, principalmente na coluna. Ela se caracteriza como um tipo de artrose. Essa doença afeta os ossos, os discos intervertebrais, os ligamentos e os nervos. Algumas vezes, pelo alto grau de dor e impossibilidade de movimentação, o segurado não conseguirá nem andar.