O que que é discurso direto ou indireto?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa.

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.

O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: Antônio disse: — Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda! “Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda”, disse Antônio.

Geralmente, a conjunção “que” e a conjunção “se” são utilizadas no discurso indireto para a introdução das falas que não pertencem ao narrador ou autor. Vale acrescentar o uso do “verbo de dizer” na 3ª pessoa, já que se trata da fala do outro.

O objeto indireto completa o sentido de um verbo transitivo indireto, necessitando de uma preposição para estabelecer regência verbal. Para o identificar na oração, devem ser feitas as perguntas de quê?, para quê?, a quem?, de quem?, para quem?, em quem? ao verbo.

No discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem. O objetivo desse tipo de discurso é transmitir autenticidade e espontaneidade. Assim, o narrador se distancia do discurso, não se responsabilizando pelo que é dito.

Quanto ao foco narrativo
Se queremos passar do Discurso Direto para o Indireto, teremos: A primeira pessoa passa para a terceira; Os pronomes “eu, me, mim, comigo” passam para “ele, ela, se, si, consigo”; Os pronomes “meu, minhas, nosso” passam para “seu, suas, deles”.

As principais características do discurso indireto são: É a reprodução da essência das falas das personagens feita pelas palavras do narrador; A narração é sempre feita na 3.

Desafie os alunos a elaborarem as falas dos personagens contando o que eles falaram (discurso indireto) no lugar das falas diretas (discurso direto). Faça uma lista com os alunos de palavras que eles acham que indicam que algum personagem irá começar um discurso.

Discurso direto: o narrador apresenta a própria personagem falando diretamente, permitindo ao autor mostrar o que acontece em lugar de simplesmente contar.

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.

adjetivo Que não é direto; que não conduz diretamente ao alvo; tortuoso: itinerário indireto. Que não usa de franqueza: crítica indireta. Que se faz por intermédio de outrem: pedido indireto.

“Pedro gosta de quê?” Pedro gosta de chocolate. Assim, o complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos é chamado de objeto indireto.

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros. (livros = objeto direto)

Normalmente, no discurso indireto utilizamos o tempo verbal imediatamente anterior àquele empregado no discurso direto: She said, "I am tired." = She said that she was tired.

Em casos de discurso direto, o verbo “disse” é o mais comum para introduzir a fala de um personagem. Já no discurso indireto, os verbos podem variar, como “afirmou”, “questionou”, “explicou”, entre outros.

Discurso indireto: É o registro indireto da fala do personagem através do narrador, isto é, o narrador é o intermediário entre o instante da fala do personagem e o leitor, de modo que a linguagem do discurso indireto é a do narrador. O narrador diz com suas palavras o que disseram os personagens.