O que que é carta de concessão?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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A carta de concessão é o principal documento que comprova seu direito aos benefícios do INSS. Ela é emitida assim que seu pedido de aposentadoria, pensão ou auxílio é aprovado, trazendo todos os detalhes sobre os pagamentos.

5) Como consultar a carta de concessão do INSS

  1. indo até uma das agências do INSS (lembrando que é necessário agendar previamente a visita, através do MEU INSS);
  2. acessando o site ou aplicativo do MEU INSS;
  3. ligando para o telefone 135 e solicitando o envio de uma 2ª via pelos Correios.

45 dias

Quanto tempo para receber quando o benefício concedido? O prazo para iniciar o pagamento do benefício é de 45 dias corridos, de acordo com o Regulamento da Previdência Social (Decreto 3.048/1999), com extensão de mais 45 dias, se houver justificativa plausível, totalizando 90 dias.

Quanto tempo demora para a carta ser emitida? O INSS tem o prazo de 45 dias para analisar o requerimento de um benefício. Somente a após a análise e aprovação que será encaminhada a carta de concessão. O envio da carta recebe um outro prazo de até 30 dias para recebimento.

Quem pode solicitar a carta de aposentadoria do INSS? A carta de concessão é emitida automaticamente e enviada para o endereço cadastrado do beneficiário quando a solicitação do benefício é deferida no INSS. Para saber se seu pedido foi aprovado, basta acompanhar o processo pelo portal Meu INSS.

Estas são as principais informações que você vai encontrar na carta de concessão do INSS: Tipo de benefício (aposentadoria por idade, auxílio-doença, pensão por morte, etc.) Número do processo que resultou na concessão do benefício. Relação de valores salariais que serviram de base para o cálculo do INSS.

3 formas de consultar o benefício do INSS pelo CPF
Existem três formas simples e fáceis para consultar o benefício do INSS por meio do CPF: Fazendo login no site do Meu INSS; Acessando o aplicativo Meu INSS; Entrando em contato pelo telefone de atendimento do INSS 135.

Benefício concedido é o termo que aparece na carta de concessão do INSS e significa que o contribuinte teve o benefício aprovado. Ou seja, que já é possível receber os valores do benefício.

O que é carta de concessão INSS 2022
A carta de concessão INSS 2022 funciona como uma confirmação sobre a permissibilidade do pedido feito junto à Previdência Social 2022. Este documento será liberado apenas após a análise do pedido do benefício, ou seja, só quando o valor ou a assistência é aprovada.

Aplicativo CAIXA Trabalhador
No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos, além de tirar dúvidas.

Emitir Carta de Concessão de Benefício

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão“Novo Pedido”; Digite o nome do serviço/benefício que você quer; ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.

Termo usado para referir-se à data em que um indivíduo começará a receber o seu benefício da aposentadoria. No setor público, essa data é informada na carta de concessão do benefício INSS.

Entrando no portal da Previdência, você verificará ao lado esquerdo da tela o menu “SERVIÇOS DO INSS”. Logo abaixo, você deve clicar em “TODOS OS SERVIÇOS”. Entrando em “todos os serviços”, você deve procurar a opção “SIMULAÇÃO”. Clique nela e, após, clique na opção “CALCULAR VALOR DO BENEFÍCIO”.

Para tanto, é necessário apresentar a certidão para saque do FGTS, documento que é de responsabilidade do próprio instituto. Atualmente, seu envio se dá por meio dos Correios e, em geral, a certidão é emitida juntamente com a carta de concessão do benefício.

até 60 dias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aos segurados que fiquem atentos ao prazo para sacar os benefícios na rede bancária: se não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento são devolvidos pelo banco ao INSS.

4 meses para liberar auxílio-doença
Segundo dados de relatórios do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IDBP), tendo como referência o mês de setembro, o segurado que precisa se afastar do trabalho tem aguardado cerca de 122 dias, ou seja, mais de quatro meses para ter o auxílio-doença.

12 meses

O que precisa para transformar auxílio doença em aposentadoria. Ter no mínimo 12 meses de carência, salvo as situações que são dispensadas, conforme estabelece a Lei 8.213/91; Ter qualidade de segurado; Estar incapacitado de forma permanente para trabalhar.

Como saber se tenho direito ao retroativo? Para descobrir se há direito ao retroativo do INSS, o beneficiário precisa solicitar a revisão diretamente ao órgão, administrativamente.

3 – CONCLUIDO
Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão: DEFERIDO (ou CONCEDIDO): É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS.