O que que é Cabotiá?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 10 votos

A abóbora japonesa (ou cabotiá) pertence à família das cucurbitáceas. Como o nome indica, essa abóbora é originária do japão, sendo um híbrido criado na década de 1940, fruto do cruzamento entre a abóbora (Cucurbita moschata) e a moranga (Cucurbita máxima).

A cabotiá, também conhecida como abóbora japonesa, possui uma casca verde e rígida, que é comumente retirada antes do consumo. Embora comestível, muitos culinários preferem não fazer o consumo desse tipo de casca de abóbora, uma vez que ela pode ficar dura, pegajosa e difícil de mastigar.

Assim, a abóbora cabotiá é um forte aliado contra o envelhecimento. Mas, acredite, os benefícios de consumir esse alimento não param por aí. Ela ajuda ainda no fortalecimento de ossos e dentes, bem como o fortalecimento dos músculos. Proporciona benefícios à saúde do coração, além de ajudar no emagrecimento.

A abóbora apresenta um baixo índice glicêmico, o que beneficia a saúde de pessoas portadores de diabetes. O consumo da fruta ajuda a produzir insulina e as suas sementes contêm ômega-3, que também são benéficas para os diabéticos.

Protege o sistema digestivo: ajuda a combater a gastrite, a constipação e o excesso de acidez.

R$14,99. Comprar Pronto! Pedidos feitos de segunda a sexta-feira até às 13 horas, serão entregues no dia seguinte.

Além de vitaminas a abóbora é rica em ferro e ácido fólico, componentes importantíssimos para o sistema imunológico, diminuindo bastante o risco de doenças, como a anemia. Portanto, adicione a abóbora em seu cardápio diário.

Com apenas 40 calorias em 100 gramas, a abóbora é um alimento que combate anemia, bronquite e problemas no fígado.

Consuma mais frutas, legumes e verduras – alimentos naturais. Eles contêm vitaminas e minerais que fortalecerão o organismo. Por exemplo, folhas e legumes da cor verde escura, como brócolis, couve, espinafre, rúcula, agrião; alimentos alaranjados, como abóbora, mamão, cenoura, manga.

Abóbora cabotiá é a queridinha dos nutricionistas por seu valor nutricional. Ela contém menos calorias (40 calorias por cada 100 g) e menos carboidratos (10 g em 100 g de cabotiá) do que outras abóboras e é rica em vitaminas A e C, além de potássio e magnésio.

A moranga caracteriza-se pelo fruto achatado e redondo, com gomos bem salientes. Para diferenciá-la da abóbora, observe o pedúnculo ou cabinho do fruto. A moranga tem pedúnculo liso, sem sulcos, corticoso e grosso, enquanto a abóbora tem pedúnculo sulcado, alargado e achatado na inserção do fruto.

Uma de suas principais características é possuir bastante água na polpa. Tem casca fina com coloração esverdeada, que pode ser consumida inclusive crua. As fibras presentes auxiliam no controle do colesterol, diminuem a absorção da glicose pelo organismo e ajudam no bom funcionamento intestinal.

A abóbora cabotiá, também conhecida como abóbora japonesa ou abóbora paulista, é um tipo de abóbora muito comum no Brasil. Ela é originária da América do Sul e tem a casca dura e rugosa, geralmente na cor verde-escura ou acinzentada. A polpa é amarelo-alaranjada e tem um sabor adocicado e suave.

Controle do diabetes.
Comer abóbora ajuda, também, a reduzir as taxas de glicose no sangue, pois o seu baixo índice glicêmico evita picos de insulina no organismo. Essa propriedade favorece a prevenção e o controle do diabetes.

Se destacam neste sentido, a abóbora moranga e a paulista, com 10 e 18 mg de vitamina C, respectivamente. Além disso, as propriedades antioxidantes da vitamina C ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres, combatendo comorbidades comuns na doença, como pressão alta por exemplo.

O abacate é uma das frutas mais indicadas para diabéticos porque tem um baixo teor de açúcar.

Frutas, verduras e legumes; Grãos integrais (arroz, farinha, macarrão, pão), aveia e quinoa; Laticínios com menos gordura: iogurte natural desnatado, leite desnatado, cottage e queijos magros; Feijões (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e soja);

  • Chocolate amargo. É composto de pelo menos 70% de cacau, que é fonte de triptofano, aminoácido precursor de neurotransmissores responsáveis por regular o apetite. ...
  • Frutas acompanhadas de fibras. ...
  • Sorvete caseiro. ...
  • Picolé de frutas sem açúcar. ...
  • Pera.

A abóbora contém potássio, um mineral que promove o relaxamento das artérias, facilitando a circulação do sangue e prevenindo, assim, a pressão alta. Além disso, o potássio favorece a eliminação do excesso de sódio do organismo pela urina, ajudando a controlar a pressão arterial.