O que que as aranhas fazem?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

As aranhas são animais com oito patas conhecidas por tecer teias de seda, usadas para apanhar insetos. Elas vivem em todas as partes do mundo, menos na Antártica. Pertencem ao grupo dos aracnídeos, assim como os escorpiões, os carrapatos e os ácaros. Há cerca de 38 mil espécies, ou tipos, de aranha.

As aranhas são predadoras de insetos e, assim, contribuem para manter baixa as populações desses animais, muitos dos quais podem transmitir doenças.

Geralmente, aranhas são atraídas por insetos que, por sua vez, são atraídos para áreas mais sujas como pilhas de lixo, migalhas no chão, ambientes que tenham algum líquido derramado, etc. Então, evitar insetos é a melhor maneira de prevenir a invasão de aranhas.

Ambiente desorganizado. O ambiente também é outro ponto que é preciso tomar cuidado, locais com pilhas de livros, folhas, plantas, caixas… enfim, qualquer tipo de coisa desorganizada pode ser atrativo para as aranhas formarem suas “casas”.

Saiba como afastar aranhas de sua casa sem o uso de produtos químicos

  • Hortelã
  • Limpeza.
  • Vinagre.
  • Não as deixe entrar.
  • Frutas cítricas.
  • Tabaco.
  • Castanhas.
  • Sachês de cravos.

insetos

Apresenta cores variadas, e, quanto ao tamanho, vai do quase invisível a olho nu até espécies de mais de 20 cm. Todas as aranhas são predadoras e sua dieta inclui de insetos tais como: moscas, mosquitos, grilos, gafanhotos, baratas etc.

aranhas-armadeiras

Aranha-armadeira
é considerada a mais perigosa do mundo, sendo encontrada no Brasil. Várias espécies de aranhas-armadeiras são encontradas na América do Sul. No Brasil, é uma das aranhas que mais causam acidentes. É uma espécie agressiva e o seu veneno em grande quantidade pode levar uma pessoa a morte.

"Assim, elas contribuem de forma crucial para a manutenção do equilíbrio ecológico." Isso se faz notar de maneira especial nas florestas e prados, onde as aranhas matam muito mais insetos do que em outros habitats, inclusive os agentes potencialmente nocivos à vegetação local.

Se tem algo que as aranhas não gostam são odores fortes. Por isso, muitas plantas repelentes afastam aranhas também. Nesse sentido, óleos essenciais, vinagre e ervas aromáticas são ótimos exemplos de produtos que deixam as aranhas incomodadas.

Um bom repelente para aranhas pode ser feito em casa: vinagre de maçã. Misture uma chávena do produto com uma colher de chá de óleo, um pouco de pimenta moída e uma colher de chá de detergente para a louça. Pulverize o spray nas áreas que pretender, como portas e janelas.

O tratamento da aracnofobia é feito através de uma combinação de sessões de terapia e, em casos mais graves, de medicação. Ademais, há outros tipo de terapias alternativas e complementares, que podem ser úteis no tratamento da fobia, como a medição e técnicas de relaxamento.

Acidentes com aranha causam sintomas que podem ser leves ou severos. Em raros casos, podem levar até mesmo à morte. Aranha-armadeira: causa dor imediata e intensa, com poucos sinais visíveis no local. Raramente pode ocorrer agitação, náuseas, vômitos e diminuição da pressão sanguínea.

“Tal como nós, as aranhas sentem frio nesta altura. Se houver uma casa quente onde se possam abrigar, correm às vezes o risco de serem detectadas para escaparem às noites frias de Inverno”, disse Sérgio Henriques. Mas procurar abrigo nas habitações humanas é apenas uma das estratégias usadas pelas aranhas no Inverno.

Reconhecendo aranhas venenosas

  1. Procure pelo desenho de um “violino” na parte traseira. ...
  2. Conte a quantidade de olhos. ...
  3. Relembre onde ela foi encontrada; se for em uma parte quente e seca (como uma cabana ou em um monte de lenha), há possibilidade de ser a marrom;
  4. A aranha reclusa é agressiva e atacará ao encontrar alguém.

Os óleos de alecrim, eucalipto ou citronela ajudam a espantar esses animais. Basta borrifá-los em todos os cantinhos da casa”, orienta o engenheiro florestal. Você pode borrifar os óleos em quinas, atrás de móveis e em outros locais que as aranhas gostam de se esconder.

Mas afinal, quais aranhas domésticas são perigosas? A resposta é: aranha-marrom, armadeira, e viúva-negra. Muito comum no sul do Brasil, a aranha-marrom é uma espécie que possui um veneno de alta potência.

Simplificando, são duas respostas - As aranhas possuem pelinhos que ajudam a grudar na parede - Quando a superfície é muito lisa, ocorre um fenômeno natural, onde as patinhas são atraídas para a parede do mesmo jeito que nossos pés são atraídos para o chão.

Inseticida, aspirador de pó ou amaciante: o que é mais eficaz para matar a aranha-marrom.

Elas se alimentam de diversos insetos como ratos, lagartixas, pequenos répteis e anfíbios. Com frequência, a aranha armadeira entra nas casa em busca de alimentos, abrigo e até parceiros sexuais. Locais escuros como as roupas e sapatos, são os mais utilizados para a espécie se esconder.