O que que a lula come?

Perguntado por: irocha . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4 / 5 18 votos

São animais exclusivamente carnívoros, alimentando-se de peixes, cefalópodes e outros vertebrados, que capturam através dos braços. O principal órgão de ingestão é um par de poderosas mandíbulas móveis, em forma de bico, que podem cortar e rasgar a presa.

As lulas possuem duas nadadeiras laterais (aletas) na parte posterior do corpo, as quais equilibram o animal durante a natação. Doryteuthis plei possui corpo longo e delgado e aletas rombóides com lados retos.

Para começar, a lula têm um corpo alongado, em forma de tubo, já o do polvo é mais arredondado. Apesar de ambos os moluscos possuírem oito braços, esses animais possuem uma outra diferença importante: as lulas têm um par de tentáculos e nadadeiras ao longo do corpo, já os polvos não.

O óleo deve ficar quente para que a lula cozinhe rápido. Deixar no óleo por tempo demais tornará o molusco duro e borrachudo.

As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários.

Animal de 10 metros de comprimento pesa 495 quilos, 150 a mais que o espécime descoberto em 2003 e que era considerado o maior do mundo.

A lula gigante (Architeuthis dux) é a lula mais longa, e a lula colossal (Mesonychoteuthis hamiltoni) é a mais pesada.

As lulas apresentam conchas internas (localizadas no interior dos seus corpos), bem finas e não mineralizadas (Figura 2). A concha das lulas recebe o nome de pena e ajuda a manter a forma hidrodinâmica de seu corpo.

A lula possui um corpo alongado em formato de tubo, enquanto o polvo tem um corpo mais arredondado. Os dois têm oito braços, mas só a lula possui um par de tentáculos e nadadeiras ao longo do corpo.

É importante ter uma variedade de tamanhos e cores para testar até encontrar a ideal. Uma dica importante é testar a profundidade, assim como a cor da água, a temperatura também influencia bastante na pescaria de lulas, alterando a posição dos cardumes, do fundo de areia até a superfície.

As lulas são moluscos, da classe dos cefalópodes, que vivem no mar e respiram por meio de brânquias.

Dica: Para que a Lula não fique borrachuda deve-se prestar atenção ao tempo de cozimento. Ela tem dois pontos de cocção que deixam sua textura bem macia. Deve ser cozida por 5 minutos e se passar desse tempo cozinhe o molusco por mais 40 minutos.

Segundo Tsunemi Kubodera, pesquisador do Museu de Natureza e Ciência de Tóquio, em resposta a NHK o animal provavelmente possui entre 1 e 2 anos. A lula gigante pode chegar até 15 anos de idade.

No preparo, as lulas podem ser empanadas, grelhadas ou fritas, assadas com ou sem recheio, cozidas em líquido ou no vapor. O tempo de cozimento tem o mesmo macete do polvo: ou é bem curto (5 minutos) ou longo (mais de 25 minutos).

Enquanto o polvo tem uma consistência e maciez maior, por exemplo, a lula é mais elástica. Já quando o assunto é sabor, a lula contém mais leveza, ao passo que o polvo tem gosto mais forte e acentuado.

Lula possui alto teor de vitaminas e minerais
Em questão de sabor, a lula tem um gosto mais suave em relação ao polvo, por isso antes de preparar qualquer receita é importante ter isso em mente para não substituir um pelo outro. Ela também é considerada mais benéfica para a saúde por possuir um valor nutricional maior.

Uma lula gigante foi encontrada boiando morta no mar da costa de Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha. Com aproximadamente três metros de comprimento, o animal foi localizado pelo fotógrafo e pesquisador da natureza Teo Lucas e levado ao Instituto Espanhol de Oceanografia para investigações.

Você obterá no final quatro partes comestíveis da lula: o corpo, os tentáculos e as duas nadadeiras.

Do ponto de vista evolutivo, os polvos são únicos entre os invertebrados. Eles têm um cérebro central e um sistema nervoso periférico capaz de agir de forma independente. Se um polvo perde um tentáculo, o membro permanece sensível ao toque e ainda pode se mover.