O que provocou a marcha dos operários em São Petersburgo quais eram as reivindicações?

Perguntado por: aprates8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

As solicitações eram o aumento dos salários dos trabalhadores, a redução da jornada de trabalho, a abertura política no país, como também a publicação de uma constituição e eleições livres.

A cidade foi capital do Império Russo por um longo tempo, entre os anos de 1713 e 1728 e entre 1732 e 1918. Após a Revolução Russa, São Petersburgo deixa de ser a capital do país, sendo substituída por Moscou. No que se refere ao território, é considerada a 4ª maior cidade da Europa e a 2ª maior da Rússia.

5 351 935 habitantes

Cidade da Rússia. É a segunda cidade do país, pela sua importância económica, industrial e cultural, e possui uma população de 5 351 935 habitantes (2018).

As principais reivindicações eram aumento de salários, proibição do trabalho infantil, jornada de oito horas, garantia de emprego e direito de associação.

Nesse acontecimento, a população de São Petersburgo fazia uma manifestação pacífica pedindo melhorias na vida dos trabalhadores e maior abertura do país. O resultado foi um massacre da população por parte das tropas que protegiam o palácio do imperador.

A segunda fase da Revolução Russa ocorreu em Outubro de 1917, onde o Partido Bolchevique, liderado por Lênin, derrubou o governo provisório e instaurou o governo socialista soviético. A revolução de Outubro também ficou conhecida como Revolução Bolchevique, ou Revolução vermelha.

Marcada por dois grandes atos – a revolução de fevereiro e a revolução de outubro, ambas no ano de 1917 – foi motivada por fatores como a primeira grande guerra, a economia, o descontentamento e a desorganização do aparato estatal russo.

Causas da Revolução Russa: Modelo agrário feudal, industrialização tardia e concentração da riqueza na aristocracia. Fome, pobreza e insatisfação social. Oposição à Monarquia Absolutista.

Domingo Sangrento foi um acontecimento que se passou na Rússia em 1905, quando tropas do czar atacaram uma multidão que protestava pacificamente em São Petersburgo.

São Petersburgo: cultura, arte e história
Um dos fatos mais importantes foi a derrota do Exército de Adolf Hitler pelos soldados vermelhos. O local também já teve seu nome alterado em duas ocasiões. Entre os anos de 1914 e 924, ele era chamado de Petrogrado, já entre 1924 e 1991, recebeu o nome de Leningrado.

Moscou

A Revolução de Fevereiro de 1917 inaugurou a primeira fase da Revolução Russa e durou uma semana. Seu resultado imediato foi a abdicação do czar Nicolau II. Ela ocorreu como resultado da insatisfação popular com a autocracia czarista e com a participação do país na Primeira Guerra Mundial.

O Domingo Sangrento foi o conflito envolvendo trabalhadores em greve contra soldados do czar em janeiro de 1905. O poder absoluto do czar foi responsabilizado pela vida precária da população e pela morte das pessoas em São Petersburgo. Foi o estopim para a Revolução Russa de 1917.

Os sovietes (conselho, em russo) era o órgão criado pelos trabalhadores e soldados russos durante a Revolução de 1905 e que fora derrotada. Neste órgão, os trabalhadores exerciam um poder ao mesmo tempo executivo e legislativo, elegendo seus representantes a partir dos locais de trabalho e quartéis.