O que provoca uma hemorragia menstrual?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Entre as causas possíveis estão alterações hormonais, infecções pélvicas ou a presença de miomas, pólipos e tumores no útero. O tratamento para a hemorragia menstrual varia de acordo com a causa e o médico ginecologista poderá identificar a origem do sangramento abundante e realizar o diagnóstico correto.

Alguns sintomas de hemorragia menstrual incluem: Sangramento que dura mais de 8 dias; Necessidade de trocar o absorvente a cada 2 horas ou mais frequentemente; (considerar aqui que o absorvente esteja encharcado)

Dependendo das causas da hemorragia menstrual, o médico poderá recomendar o uso de medicamentos como anti-inflamatórios ou anticoagulantes. Também poderá sugerir o uso de contraceptivos hormonais, como a pílula, o Dispositivo Intrauterino (DIU) ou o implante subcutâneo.

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), é considerado uma menstruação normal quando o fluxo menstrual dura até 8 dias, onde o ciclo varia entre 24 e 38 dias. A partir dessa informação, qualquer sangramento fora dessas características deve ser considerado anormal.

Normalmente, o sangramento menstrual deve durar menos de 8 dias e a mulher sangra 20-80mL por ciclo, ou seja, no máximo 16 absorventes encharcados por ciclo.

Para evitar as recidivas da hemorragia disfuncional, é recomendado administrar Primosiston® profilaticamente durante os próximos 3 ciclos, isto é, 1 comprimido, 2 vezes ao dia, do 19º ao 26º dia do ciclo, considerando o primeiro dia do último sangramento como o primeiro dia do ciclo.

Para diferenciá-las, é importante conhecer os sintomas apresentados pela hemorragia que vão além do sangramento intenso:

  1. Dor e desconforto na região íntima.
  2. Inchaço abdominal.
  3. Coágulos na menstruação.
  4. Cansaço sem esforço proporcional.
  5. Febre.

A menstruação com coágulos, quando acompanhada de cólicas muito fortes, pode ser sinal de endometriose uma vez que um dos sintomas da doença é, justamente, o aumento e irregularidade do sangramento. Menstruação com coágulos e cólicas fortes podem ser sinais de endometriose.

Esse sangue inicial pode parecer vermelho escuro ou marrom, ou até mesmo preto, porque leva um tempo para sair de seu corpo. Durante o rompimento dos tecidos, eles deixam pedaços rompidos de vasos sanguíneos que continuam a sangrar (3,4). É daí que vem o sangue vermelho vivo que você pode ver durante a menstruação.

Um dos processos naturais para interromper a menstruação é a compressa de gelo. Assim como bolsas de calor dilatam os vasos sanguíneos e aliviam inchaços e dores, as compressas frias contraem os vasos, travando a menstruação.

Alteração do nível de consciência; Respiração rápida; Pele pálida, fria e úmida; Tremores.

O Chá de Barbatimão contém ação antioxidante, cicatrizante, anti-inflamatória, diurética, coagulante e analgésica que auxiliam no tratamento de vários problemas de saúde como úlceras, pressão alta, infecções na pele, diarreia, hemorragia, hérnia, problemas nos rins e fígado, gastrite, dor de garganta e combate ...

Medicamentos para reduzir o sangramento intenso

  1. Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) Estes atuam reduzindo os níveis de prostaglandina que podem ser excessivos em sangramento menstrual intenso. ...
  2. Ácido Tranexâmico. ...
  3. Pílula anticoncepcional oral, DIU Mirena e outros.

A presença de coágulos na menstruação pode ser um sintoma mais difícil de entender, mas não é algo assim tão raro. Mesmo que possa ser alarmante (ou até um pouco repulsivo para algumas pessoas), o aparecimento de “pedaços de sangue” na menstruação é normal.

Quantos absorventes é normal usar por dia? Bom, considerando que as mulheres usam cerca de 20 absorventes por mês e menstruam em média por 5 dias, podemos constatar ser comum usar no mínimo 4 absorventes descartáveis por dia.

Endometriose não costuma influenciar no fluxo da menstruação
“É muito improvável que uma alteração de fluxo menstrual tenha como causa a endometriose, pois nessa doença, o sangramento anormal ocorre dentro da cavidade pélvica e não na via vaginal”, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot Silveira.