O que provoca um curto-circuito?

Perguntado por: itaveira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Um curto-circuito ocorre quando a corrente elétrica atravessa um condutor ou um dispositivo com resistência desprezível, causando um superaquecimento. Os curto-circuitos são assim chamados porque representam o caminho mais curto que a corrente elétrica pode realizar em um circuito.

“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.” Esse aumento na corrente elétrica causa uma grande liberação de energia e, consequentemente, um superaquecimento dos condutores.

Como evitar um curto-circuito?

  1. Não sobrecarregue as tomadas. ...
  2. Verifique os aparelhos eletrônicos antes de usá-los. ...
  3. Reduza o uso de equipamentos eletrônicos durante as tempestades.
  4. Faça a revisão das instalações elétricas a cada 5 anos. ...
  5. Realize manutenção no disjuntor. ...
  6. Atente-se às extensões. ...
  7. Evite fios oxidados ou desencapados.

Tente diminuir essa carga, desconectando aparelhos da tomada, por exemplo. Tem chances ainda de o circuito voltar a funcionar e o fusível ou disjuntor falharem novamente. Nesse caso, o problema pode estar em algum aparelho que ainda está conectado, ou no próprio circuito elétrico.

Se o curto ocorreu após ligar um eletrodoméstico em específico, pode ter ocorrido uma sobrecarga no circuito, desligue o aparelho e tente religa-lo a outro circuito com menos sobrecarga. Depois é só religar o disjuntor que foi desarmado.

Eles ocorrem quando um caminho de baixa resistência não adequado para transportar eletricidade recebe uma corrente elétrica de grande intensidade. Em termos mais simples, os curtos-circuitos acontecem quando um fio aquecido, devido à passagem de corrente elétrica, toca um objeto ou outro fio condutor que não deveria.

A sobrecarga do sistema é um dos maiores problemas que irá causar a ativação do desarme do disjuntor. Muito comum em instalações elétricas antigas, que não foram projetadas para o perfil de consumo de energia da população atual, como a grande quantidade de equipamentos conectados a rede simultaneamente.

Curto circuito pode queimar aparelhos? Sim, um curto-circuito pode danificar ou queimar aparelhos elétricos. Isso acontece porque, quando um circuito entra em curto, toda a rede elétrica é comprometida. Portanto, se um aparelho estiver ligado a essa instalação, é possível que ele seja danificado.

Um protetor contra curto-circuito, também conhecido como supressor de curto-circuito, é um dispositivo criado para proteger equipamentos eletrônicos contra sobrecargas de energia indesejadas ou "picos". É preciso apenas um pequeno aumento de tensão para danificar a maioria dos atuais componentes eletrônicos sensíveis.

5 sinais de que sua rede elétrica está com problemas

  1. 1) Cheiro de queimado. Sentiu cheiro de queimado ou ouviu algum estouro? ...
  2. 2) Choques. Levou um choque ao plugar um aparelho na tomada ou ligar o chuveiro elétrico? ...
  3. 3) Aquecimento das tomadas. ...
  4. 4) Quedas de energia repentinas.

O curto-circuito acontece quando uma corrente elétrica com carga maior do que a capacidade do circuito passa pelo fio elétrico, geralmente causado por mau uso de aparelhos elétricos e instalações elétricas mal conservadas ou ultrapassadas.

Um exemplo de curto-circuito, que acidentalmente é comum em residências, ocorre quando se coloca as extremidades de um fio metálico nos orifícios de uma tomada. Geralmente os curto-circuitos provocam reações violentas devido à dissipação instantânea de energia, tais como: explosões, calor e faíscas.

Danos irreparáveis na instalação.
Um curto-circuito pode destruir completamente o painel elétrico. Para além das consequências económicas diretas da sua substituição, a instalação ou edifício ficará sem electricidade durante algum tempo, resultando em todo o tipo de perdas.

A borracha escolar atuou como isolante, mas um mínimo deslize poderia ter provocado um choque no adolescente. O voltagem da tomada é 127V, mas essa carga seria suficiente para provocar uma parada cardíaca. A ação foi filmada e as imagens foram vinculadas através das redes sociais.

Disjuntores e dispositivos DR
Em condições normais, podem resistir por até 25 anos de operação. Importante: vale ficar atento para os sinais de desgaste dos componentes, especialmente quando começam a ocorrer desarmes frequentes.

É possível que isso ocorra porque o disjuntor é termomagnético, isto é, acionado por calor ou magnetismo. O acionamento por calor ocorre normalmente porque a dimensão dos cabos é incompatível com o consumo do aparelho, por exemplo: um chuveiro de 6.800W necessita de cabos de 6 mm², mas está ligado em cabos de 4 mm².