O que provoca o unheiro?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

“O unheiro (tipo de fungo de unhas) é causado por bactérias (Staphylococcus, Pseudomonas aeruginosa, Streptococcus) e por fungos (Candida) ou pela associação de ambos os tipos de agentes, sendo uma doença quase exclusiva de mulheres por causa de sua ocupação (donas de casa, lavadeiras, trabalhadores de manipulação de ...

Para acelerar a cura, pomadas contendo antifúngicos (cetoconazol, itraconazol ou fluconazol) ou tacrolimos podem ser usadas, mas as pomadas contendo corticoides, como a betametasona, são as melhores opções se não houver infecção na lesão.

- Como tratar o unheiro? Esvaziamento dos abscessos com bisturi ou alicate de cutículas, esterilizados. Usar, em seguida, mercúrio cromo; Banhar as unhas com água de alibur e ácido salicílico. Água D'Alibour é uma solução, formada pelos sulfatos de cobre e zinco, álcool canforado, água e tintura de açafrão.

Em sua fase inicial, a paroníquia aguda pode ser tratada com um antibiótico administrado por via oral (como dicloxacilina, cefalexina ou clindamicina) e banhos com água morna frequentes para aumentar o fluxo de sangue.

Probenxil gel é um medicamento anti-inflamatório tópico que age sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor.

Eis algumas das medidas a adotar:

  1. Limpe e desinfete bem o local.
  2. Aplique compressas quentes várias vezes por dia.
  3. Aplique soluções tópicas e tome os medicamentos prescritos pelo médico.
  4. Em caso de abcesso, pode ter de se submeter a uma incisão e drenagem cirúrgica.

Cuida das unhas com o vinagre de maçã
A dica é misturar um pouco de água e vinagre em um recipiente, sempre na proporção de duas medidas de água para uma de vinagre, e mergulhar as mãos (ou os pés) na mistura durante 15 minutos, diariamente.

-Ação antifungica e antibactericida -Antisséptico. -Germicida -Cicatrizante -Auxilia no tratamento de micose em unhas -Assepsia de mãos, antebraços, braços; - Elimina vírus e bactérias; - Hidrata a pele.

Apesar de ser uma forma de contágio incomum, a onicomicose pode ser transmitida de uma pessoa para outra pelo contato direto. O mais frequente, porém, é a infecção ser transmitida pelo uso de objetos pessoais contaminados, como pentes, escovas de cabelos, lixas, cortadores, tesouras e alicates de unhas.

Você pode usar cloro ou vinagre e sal nessa solução. Depois, lave com sabão. Se optar pelo cloro, utilize um hidratante após o procedimento, porque ele resseca a pele. Caso prefira o vinagre, dê preferência ao de maçã, pois a sua acidez ajuda a eliminar os fungos.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

A principal causa da micose na unha é o contágio por diversos tipos de fungos, que provocam a infecção. Entretanto, os ambientes quentes e úmidos, como piscinas, saunas, vestiários e outros, formam condições ideais para que fungos se alojem.

Mas, se você está sem grana e a inflamação é leve, uma boa opção é recorrer aos remédios caseiros primeiro: "Há algumas práticas em casa mesmo que ajudam a lidar com o desconforto causado pela unha inflamada como, por exemplo, compressa de água quente feita com sal e vinagre de maçã, além de uma higiene adequada".

No caso crônico, quando há infecção por fungo, o tempo de recuperação é maior. São necessárias algumas semanas, geralmente 6, para que a colonização seja contida, e há casos em que a unha fica deformada por causa dos micro-organismos. Se a infecção for muito extensa, existe a possibilidade de a unha se soltar da pele.

Canesten® Creme é um antifúngico utilizado no tratamento de infecções fúngicas da pele causadas por dermatófitos (fungos).

Indico banhos de água morna com sal para reduzir a inflamação e o edema e massagem no sentido de liberar a pele inflamada do canto da unha. Caso isso não melhore o quadro em 2 a 3 dias, é hora de consultar o médico dermatologista, que irá prescrever antibiótico.

A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.