O que provoca o estouro dos pneus?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 20 de maio de 2023
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O pneu estoura devido à formação de bolhas, que, por sua vez, aparecem por causa do impacto em buracos ou guias das calçadas. Já os furos são mais comuns e surgem ao passar por ruas esburacadas ou com objetos cortantes pelo chão.

Se um pneu dianteiro estoura ou esvazia, o carro desloca-se bruscamente para um lado (cujo pneu estourou). Se um dos pneus traseiros estourar ou se esvaziar, a parte traseira do carro pode deslizar para um lado.

O deslocamento da banda de rodagem acontece na maioria dos casos por falta de controle da pressão do pneu, aponta um estudo realizado pela TRIB com o Departamento de Polícia do Estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

Sempre que houver substituição ou conserto nos pneus; Se o veículo apresentar vibrações no volante; Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante, como pastilhas de freio, rolamento da roda e peças da suspensão; A cada 10 mil quilômetros rodados.

Infração de trânsito
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, condutores que dirigirem veículos que apresentem falta de manutenção adequada serão punidos com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da multa de R$ 195,23. Os pneus carecas estão inclusos nesta fiscalização.

Fita antifuro
Uma das ações mais simples para evitar furos no pneu é usar uma fita antifuro, um tipo de fita adesiva aplicada entre o pneu e a câmara de ar, formando uma barreira que reduz a probabilidade de furos.

Em um carro, a chance de um pneu furar durante uma viagem é de uma em quatro, ou seja 1/4 pois são 4 pneus rodando e uma chance de um deles furar.

Sinta a direção ao pisar no freio
Uma das formas mais efetivas de saber se um dos pneus está furado ou murcho, é através da direção. Quando o carro está em movimento, no instante que pisamos no freio, pneus descalibrados tendem a deslocar o veículo para uma das laterais, saindo da rota.

Então, se o pneu dianteiro perder a pressão, ou estourar, ou estragar, às vezes o motorista mal percebe, porque a direção assistida segura o carro em linha reta. Já um problema num pneu que estoura, que perde a pressão subitamente numa roda traseira irá deixar o carro incontrolável.

Não. Uma roda empenada ou amassada compromete o balanceamento, estabilidade e a dirigibilidade do veículo. Ela deve ser reparada ou substituída antes do pneu ser montado.

O que é cambagem? A cambagem, também conhecida como camber, é uma medida, que diz respeito à perpendicularidade da roda em relação ao solo. Importante: quando as rodas do veículo estão com ângulos de inclinação com 90º em relação ao asfalto, não é necessário fazer o ajuste da cambagem.

Principalmente para pneus que já possuem algum tempo de utilização e desgaste, quanto maior for a velocidade do veículo, menor é sua aderência ao solo. A alta velocidade aumenta as rotações por minuto, fazendo com que o veículo fique suscetível a uma leve perda de contato com o solo.

quando devo balancear as rodas? Se você trocou os pneus ou fez rodízio, é necessário balancear as quatro rodas. Queda em buracos também podem contribuir para deformações e variações na borracha. Outra indicação é se o automóvel apresenta trepidação fora do normal acima de 30 km/h.

Qual o valor para alinhar e balancear o carro em 2023? Entre as manutenções de carro, alinhamento e balanceamento costumam estar entre as mais baratas, com custos que variam entre R$ 100 e R$ 250 nas principais capitais do país, mas que podem variar significativamente dependendo do local.

Se o motorista sentir trepidações na carroceria, por exemplo, é possível que haja desbalanceamento das rodas traseiras. Se as trepidações forem sentidas na direção, há possível desbalanceamento das rodas dianteiras. Portanto, ambos os eixos são importantes.

Os dois pneus novos devem ser colocados na traseira do carro, já que são eles os responsáveis pela estabilidade da direção e, por isso, precisam estar em boas condições. Quando ocorre algum problema com os pneus dianteiros, o motorista tem a possibilidade de controlar o carro com o volante, evitando um acidente.

Além da medição e do TWI, é preciso lembrar que pneus possuem prazo de validade, em razão da oxidação da borracha, o que leva à perda da flexibilidade. A data costuma variar de cinco a seis anos e pode ser encontrada nos próprios pneus, normalmente, entre parêntesis depois da inscrição DOT.

Pneus ficam carecas após apenas 4.000 km percorridos; entenda o caso.

Rodar com ele por um período nessas condições pode danificar a estrutura. O problema na calibragem faz com que se formem barrigas nas laterais do pneu, a zona de flexão. O reparo em alguns locais não chega a custar mais do que R$ 30, mas postergar o conserto pode agravar a situação e até inutilizar o pneu.